
UBS terá sábado voltado para exames de prevenção ao câncer
Neste sábado (23) a UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Piratininga realiza um dia de ações em alusão ao Outu...
A clínica atende cerca de 100 mulheres por dia. O prefeito Alan Guedes esteve presente no início das atividades
A Policlínica da Mulher realizou na quarta-feira (6), em comemoração ao Outubro Rosa, um dia voltado para ressaltar a importância dos exames que identificam o câncer de mama e do colo de útero. A clínica atende cerca de 100 mulheres por dia. O prefeito Alan Guedes esteve presente no início das atividades.
"É nosso trabalho garantir que a população tenha acesso aos exames de forma facilitada. Durante todo o ano a Policlínica realiza os atendimentos, com acompanhamento desde o exame até a confirmação dos casos de câncer. No entanto, o mês de outubro vem para reforçar essa necessidade do autocuidado e da realização de exames", aponta o prefeito Alan Guedes.
A diretora da Clínica da Mulher, Valquíria Espíndola Matoso, reforça que diversos exames de prevenção são oferecidos, como a mamografia e o papanicolau. "Além desses exames nós temos os outros tipos, como a ultrassom transvaginal e serviços de obstetrícia. Tudo realizado através do SUS (Sistema Único de Saúde), de forma gratuita para toda a população", destacou.
O evento de abertura do Outubro Rosa ocorreu com o oferecimento de café da manhã, palestras e atividades realizadas pelos alunos da Unigran. A médica Ana Teresa Gusmão De Lúcia, foi uma das palestrantes e destacou a importância para a realização de exames de rotina e do auto exame.
"O Outubro Rosa é aquele mês dedicado à conscientização e o alerta para o câncer de mama, já que este é o tipo de câncer mais frequente na mulher e também o que mais mata. Portanto, quanto mais cedo o diagnóstico for realizado, maiores são as chances de cura e quanto mais cedo esse esse tratamento também for iniciado, maiores são os sucessos terapêuticos", frisou.
A médica Viviane Andreatta, que também palestrou, reforçou a necessidade de realizar os exames periódicos para identificação do câncer de mama e destacou que homens também devem estar atentos, pois também podem vir a desenvolver a doença.
"A partir dos 40 anos a mulher deve manter em dia a mamografia, essa é a principal forma para identificar nódulos ainda no início e caso seja identificado, o tratamento do câncer possui diversos meios, podendo incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormônio terapia, imunoterapia e terapia alta. Tudo isso vai depender do tipo histológico e tipo imunoistoquímico da neoplasia, é muito importante que qualquer pessoa, homem ou mulher que sinta algum nódulo na mama, procure o serviço de saúde", assegurou.
Já o secretário municipal de Saúde, Waldno Lucena Júnior, ressaltou que as UBS (Unidades Básicas de Saúde) também realizam preventivos e caso necessário poderá ser encaminhado para o CAM.
Neste sábado (23) a UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Piratininga realiza um dia de ações em alusão ao Outu...
Custodiadas do Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi (EPFIIZ), de Campo Grande, serão beneficiadas c...
A Prefeitura de Dourados segue recuperando as estradas da zona rural em diversas regiões com serviços de patro...
Dentro da programação do Maio Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre segurança no trânsito, os humorist...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Cultura, abriu o credenciamento para comerciantes interess...
A companhia aérea Latam iniciou nesta quarta-feira (14) a venda das primeiras passagens para o trecho Dourados...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), realizou na última segunda-feira...