
Com apoio da prefeitura, Sebrae/MS vai orientar empresas sobre biossegurança
Com apoio da Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semde), o...
Encontro com Energisa, empresas de telefonia e internet marca início de força-tarefa para organizar fiação e reduzir riscos à população
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), reuniu na manhã desta quinta-feira (26) representantes da Energisa, operadoras de telefonia e empresas de internet para buscar soluções ao emaranhado de fios nos postes da cidade e acabar com a poluição visual que se espalhou por ruas e avenidas. Além de comprometer a estética urbana, a fiação desorganizada representa risco à segurança da população e fere o princípio de Cidade Limpa que está sendo implantado pela atual gestão.
A reunião foi conduzida pelo secretário-adjunto de Serviços Urbanos, Ângelo Augusto Gomes, e contou com a presença do prefeito Marçal Filho, que destacou a importância da iniciativa. “Manter a cidade limpa também passa pela organização da fiação aérea”, observou o prefeito. “Esses cabos soltos e emaranhados prejudicam a imagem da cidade e podem causar acidentes”, enfatizou. “Precisamos da colaboração de todos que utilizam essa infraestrutura”, afirmou Marçal Filho na abertura do encontro.
O prefeito lembrou ainda do programa Cidade Limpa, lançado no início do ano, e reforçou que cuidar do espaço público é um dever coletivo. Mais de 40 representantes de empresas estiveram presentes e Marçal fez questão de perguntar quantos moravam há mais de uma década na cidade. “A cidade não é minha, é de todos nós”, argumentou o prefeito. “Como a maioria de vocês moram aqui há mais de 10 anos, com certeza também querem mostrar uma Dourados mais bonita quando recebem visitas”, completou. “E o que vemos são postes com emaranhados de fios, muitos arrebentados e pendurados, oferecendo risco à população e isso não queremos”, ressaltou.
Durante o encontro, ficou definido que a Prefeitura de Dourados, por meio da Semsur, vai coordenar uma força-tarefa para organizar a fiação, identificar irregularidades e promover ações contínuas de monitoramento. “Esta foi a primeira de várias reuniões que teremos com as empresas”, anunciou o secretário-adjunto. “O acúmulo de cabos traz transtornos à comunidade e representa um perigo, principalmente quando se soltam ou caem no chão”, ressaltou. “Agora, a população também poderá denunciar esses casos”, afirmou Ângelo.
As denúncias poderão ser feitas pelo telefone 0800 999 2040 ou (67) 9 8163-0446. Em breve, também será disponibilizado um canal online para facilitar os registros por meio da página oficial da Prefeitura de Dourados. Desde o início da fiscalização, 725 empresas já receberam notificação preliminar, 265 foram notificadas com auto de infração e apreensão, e 265 receberam cobrança amigável para regularização voluntária antes de novas penalizações.
Participaram da reunião representantes da Energisa e das principais operadoras de telefonia como Vivo, Oi e Claro, além de prestadoras de serviços de internet, que concentram a maior parte das ocorrências de fiação desorganizada. A Energisa, por ser responsável pelos postes da rede elétrica, é quem concede autorização de uso às demais empresas.
Ângelo reforçou que todas as operadoras deverão seguir as normas estabelecidas pelo Código de Posturas do Município e pela Lei Municipal nº 4.522/2020, que regulamenta a ocupação da infraestrutura da rede elétrica por prestadoras de serviços. Entre as exigências, estão a manutenção periódica, retirada de fios desativados e a correta identificação dos cabos.
O descumprimento da legislação pode gerar multa de 50 UFERMS por cada notificação não atendida no prazo de 30 dias. As sanções valem tanto para a concessionária quanto para as empresas que utilizam os postes. Com a criação de um grupo de trabalho entre a Prefeitura e as operadoras, a expectativa é de que a organização da fiação aérea avance de forma constante. “Mais do que fiscalizar, queremos conscientizar. É uma mudança de cultura e um compromisso com a cidade”, finalizou Ângelo Augusto Gomes.
Com apoio da Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semde), o...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, realizou na semana passada, reun...
Durante sessão solene de entrega da Medalha do Mérito Advocatício “Jorge Antônio Siufi”, ocorrida na noite de...
A 3ª Conferência Regional de Direitos Humanos e Cidadania da Grande Dourados teve início na manhã desta quinta...
O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) encaminhou indicação ao presidente da Agência Nacional de...
Para celebrar os 19 anos da Lei Maria da Penha, a Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de...
O mercado de podcasts segue em ascensão no Brasil, e em meio a essa tendência, um novo espaço surge para dar v...