
Sindicato Rural de Dourados abre inscrições para cursos em piscicultura, gestão financeira e remédios caseiros
O Sindicato Rural de Dourados está com inscrições abertas para três cursos gratuitos que serão realizados no...
Quando se fala em gestão profissional de fazendas e de empreendimentos do campo, os principais pontos que devem ser levados em consideração envolvem a capacitação das pessoas, o aprimoramento de processos, o planejamento e a autoanálise. Todas essas questões estiveram em debate no curso de Imersão no Agronegócio, realizado neste final de semana no Sindicato Rural de Dourados.
Promovido pela Rede do Bem e com o apoio da Coperplan, o evento teve início na sexta-feira pela manhã e se encerrou na noite deste domingo (11). O engenheiro agrônomo Miguel Cavalcanti, especialista em ‘Mercado e Marketing de Carne’, e em ‘Marketing, Internet e Estratégia de Negócios’ foi o palestrante. Com vasta experiência no setor Agro, ele é o fundador do método AgroTalento Marketing, para lançamento e alavancagem de marcas do setor de alta qualidade e visão de longo prazo.
O que diferencia uma fazenda que possui uma gestão profissional, daquela que não tem, consiste na capacidade de planejamento e, para isso, é essencial o conhecimento acerca da propriedade e do negócio. Durante os três dias do evento, Miguel Cavalcanti destacou para os participantes da Imersão as principais estratégias de negócio, gestão, pessoas, mercado, marketing e vendas, sucessão, governança, liderança familiar, além de processo e melhoria contínua.
De acordo com Miguel Cavalcanti, para ter sucesso no agronegócio é preciso focar em aspectos fundamentais como gestão profissional, estratégia de gestão de pessoas e continuidade dos negócios. Ele salienta que é essencial formar a equipe de gestão da fazenda, do negócio e preparar sucessores, principalmente em um país onde 90% das fazendas são familiares.
O especialista avalia que a nova geração precisa entender que é preciso ter alto valor profissional de mercado, e para isso é preciso investimento, estudo e desenvolvimento das habilidades, e não apenas esperar receber um bastão de autonomia sem estar preparado para isso.
Investir em novas formas de pensar o agronegócio, com um olhar voltado aos recursos humanos, à sustentabilidade e ao aumento da capacidade produtiva no campo foram destacados no encontro. Os resultados são propriedades mais lucrativas, mais eficientes e com redução de custos, especialmente com o uso do conhecimento e novas tecnologias.
Para o empresário Osmar Caires, da Rede do Bem e participante do curso, a Imersão no Agro com Miguel Cavalcanti deixou um legado sobre a importância da gestão profissional no setor do campo. “É a gestão que faz o desenvolvimento do agro, e precisamos estar mais atentos”, disse o empresário, também organizador da Imersão.
O presidente do Sindicato Rural de Dourados e diretor da Coperplan, Angelo Ximenes, explica que a vinda de Miguel Cavalcanti promove o desenvolvimento do setor agropecuário regional, com ênfase na qualificação técnica dos produtores rurais e dos gestores diante do cenário competitivo e globalizado.
O Sindicato Rural de Dourados está com inscrições abertas para três cursos gratuitos que serão realizados no...
O Sindicato Rural de Dourados, que recentemente se tornou polo da Faculdade CNA, abriu na última segunda-feira...
Será lançado nesta sexta (15), o primeiro protótipo jogável do Agente 360: Todos Enfrentam a Dengue, um jogo e...
A Prefeitura de Dourados iniciou nesta sexta-feira (15) os trabalhos de limpeza e revitalização do Monumento a...
O Departamento de Operações de Fronteira (DOF), por meio do Grêmio Águia da Fronteira, entregou à Secretaria M...
O projeto Educart — “Cuidando com Educação, Esporte e Arte” — da Prefeitura de Dourados já conta com cerca de...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza o Desfile Cívico-Milit...