
Proposta por Hashioka, Comenda do Mérito “Terra do Sol Nascente” em homenagem à comunidade japonesa é aprovada na Alems
Foi aprovado hoje, 1º, o Projeto de Resolução 12/2023, proposto pelo deputado estadual Roberto Hashioka (União...
Na sessão plenária desta quarta-feira, 3, da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) apresentou o Projeto de Resolução 45/2025, que cria a “Comenda do Mérito Legislativo das Nações Amigas de Mato Grosso do Sul”, em alusão à Festa das Nações Amigas, inclusa no Calendário Oficial de Eventos do Estado pela Lei Estadual 6.043/2023 e comemorada anualmente na terceira semana do mês de outubro.
De acordo com o texto proposto, a honraria, composta por diploma e medalha, será concedida pela Assembleia Legislativa à pessoa natural ou moradora no estado que seja indicada por uma das associações ou entidades pertencentes às Nações Amigas, em articulação com o parlamentar propositor. Fazem parte as comunidades Japonesa, Libanesa, Portuguesa, Boliviana, Paraguaia, Italiana e Espanhola.
O projeto partiu de uma solicitação dos representantes das sete nações, que se reuniram com o parlamentar em julho passado no gabinete e apresentaram as ações da Associação Cultural das Nações Amigas (ACNA), como a 2ª Festa Inclusiva, realizada entre os dias 22 e 24 de maio de 2025, no estacionamento do Comper Itanhangá, em Campo Grande.
Na ocasião, o evento reuniu apresentações artísticas, atrações musicais e a gastronomia dos sete países componentes e teve o objetivo de celebrar a diversidade cultural, promover a inclusão social e apoiar instituições que atuam em causas humanitárias. Parte da arrecadação no evento foi revertida para entidades campo-grandenses que atuam com pessoas em situação de vulnerabilidade.
Estiveram presentes à reunião de 10 de julho o presidente da Federação Nacional das Entidades Líbano-Brasileiras em MS, Munir Sayegh, a diretora da Comunidade Boliviana, dra. Susan Gomez Chambi, a diretora da ACNA, Carmen Tieko Massami Romero, o presidente da ACNA, Albino Romero, o diretor da Colônia Paraguaia, Cleber Segóvia, o presidente da Associação Campo-Grandense de Beisebol, Glaucio Hashimoto, o diretor da Colônia Italiana, Angelo Bruno, o vice-presidente educacional da Associação Nipo, Jorge Gonda, e o vice-presidente cultural e esportivo da Nipo, Claudio Sussumu Oikawa.
Foi aprovado hoje, 1º, o Projeto de Resolução 12/2023, proposto pelo deputado estadual Roberto Hashioka (União...
A Câmara de Dourados homologou o resultado da empresa vencedora do processo licitatório previsto no edital d...
Como forma de garantir mais segurança no trânsito e melhor fluidez do tráfego nas vias estaduais de Mato Gross...
Celso e dona Cida chegaram a Bonito na década de 1990, acompanhados dos filhos Luciane, Guilherme e Celso, tra...
Durante três dias, artistas, autoridades e ativistas culturais de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero celebraram...
O projeto Arte Inclusiva chega a Campo Grande com a proposta de oferecer oficinas de artesanato em argila espe...
Dourados conquistou um resultado expressivo no cenário da saúde pública brasileira. De acordo com levantamento...