
Prefeita destaca potencial de Dourados com anúncio de voo direto para Guarulhos
Após anúncio da empresa Gol Linhas Aéreas Inteligentes de que vai abrir uma base no aeroporto Francisco de Mat...
Evento acontecerá em junho de 2020 e é uma iniciativa da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação; lançamento foi na segunda à noite
O secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura de Dourados, Fabiano Costa, participou na noite de segunda-feira da solenidade de lançamento do 17º Encontro Nacional de Plantio Direto, representando a prefeita Délia Razuk. O evento aconteceu na Universidade Federal da Grande Dourados e recebeu as principais lideranças políticas e do agronegócio de Mato Grosso do Sul.
O 17º Encontro Nacional de Plantio Direto acontecerá em junho de 2020, e é uma iniciativa da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (FEBRAPDP). Na noite de segunda, representantes de empresas do setor agroindustrial, produtores rurais, lideranças ligadas à Famasul, Aprosoja e Sindicatos Rurais e profissionais da Embrapa e Fundação MS participaram do lançamento do evento e demonstraram apoio.
"A Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação tomou a decisão mais acertada ao escolher Dourados como sede do evento. Trata-se de uma cidade polo de mais de 30 municípios. Somos uma região que é celeiro do Brasil e do mundo. Dourados recebe esse evento de portas abertas, com nossa estrutura hoteleira preparada, com um aeroporto que vai receber investimento na ordem de R$ 49 milhões e um cronograma de obras que já garante, agora para o final de outubro, voos diretos para São Paulo. Contamos com a estrutura de pesquisa e ensino das universidades e da Embrapa. Enfim, falar de Dourados é sempre um prazer, pois narramos a pujança desse município, onde vamos receber este evento com o que de melhor temos a oferecer", afirmou o secretário.
A mesa de autoridades foi composta pela reitora pró-tempore, professora Mirlene Damázio; o vice-governador, Murilo Zauith; o secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura de Dourados, Fabiano Costa; o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Lucio Damalia; e o presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação, Jônada Hsuan Min Ma.
AGRICULTURA SUSTENTÁVEL
Jônada apresentou a FEBRAPDP, uma entidade com 27 anos de atuação, e destacou que atualmente a diretoria da federação tem pelo menos cinco produtores rurais de Mato Grosso do Sul, o que dá mostras da representatividade do estado no agronegócio brasileiro.
O Encontro Nacional de Plantio Direto é realizado pela entidade a cada dois anos, uma vez que a infraestrutura necessária para realizá-lo demanda planejamento prévio. Isso porque o evento reúne produtores rurais, empresas do agronegócio e profissionais ligados às ciências agrárias de todo o país.
"Somos uma estrutura corporativa bastante ampla, diversificada, multidisciplinar e multi-institucional. E o Encontro Nacional de Plantio Direto é um evento técnico, científico, de grande impacto, pois proporciona a troca de conhecimentos e experiências, entre o produtor que está no dia a dia no campo, e a acadêmica que realiza a pesquisa. Realizamos um evento de integração entre pesquisadores, acadêmicos, o produtor do campo, extensionistas, empresas do agronegócio, revendas, instituições apoiadoras como sindicatos, associações e cooperativas", explicou Jônadas.
Lucio Damalia, presidente do Sindicato Rural de Dourados, destacou a relevância do plantio direto para a preservação ambiental e para as condições de plantio. "O plantio direto foi uma revolução. Começamos aqui no estado em 1977, quando o problema era a erosão do solo. E hoje ainda não superamos esse problema, tendo em vista o que aconteceu em Bonito e sua bacia hidrográfica", alertou o produtor rural. Ele também classificou como "impensável" que haja produtores que ainda usam de queimada para preparar o solo para o plantio. "O sistema plantio direto busca multiplicar os microorganismos que estão no solo e garantir sua fertilidade, sua capacidade de gerar a vida. Esse evento vai contribuir para disseminar essa tecnologia, para apontar um modelo para os produtores de MS, sobre como produzir mais e ao mesmo tempo preservar. Tenho certeza que a propriedade que eu tenho hoje tem um solo mais fértil hoje do que décadas atrás. E eu trabalho para deixar uma terra saudável e produtiva para meus filhos e netos", enfatizou Lucio.
Fotos - Jornalismo ACS/RTR
Lançamento do 17º Encontro Nacional de Plantio Direto aconteceu na noite de segunda-feira, no auditório da Unidade 1 da UFGD
Após anúncio da empresa Gol Linhas Aéreas Inteligentes de que vai abrir uma base no aeroporto Francisco de Mat...
A partir de 27 de outubro, a Passaredo Linhas Aéreas voltará a operar com dois voos diários ligando Dourados d...
O Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira realizou 2.693 operações de pousos e decolagens de 1º de janei...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf) está desenvolvendo...
Com foco em temas jurídicos do cotidiano e linguagem acessível, o podcast “Direito de Quinta” chega ao 12º epi...
A Prefeitura de Dourados emitiu um alerta nesta quarta-feira (21) sobre um golpe que vem sendo aplicado por me...
Prepare-se para uma noite emocionante no Teatro Glauce Rocha! No dia 24 de maio, Campo Grande será palco do es...