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De maneira divertida, alunos do 8º Ano da Escola Padre Anchieta interagem durante aula sobre sistema circulatório
Na Escola Municipal Padre Anchieta, na Vila Formosa, a professora Janice Muniz Marques de Oliveira vem se destacando nas aulas de Ciências. Ela optou por uma maneira prática e divertida de ensinar e vem trabalhando muito a ludicidade para melhor a aprendizado dos alunos do 8°ano.
A professora elaborou questões de formas diferentes como ‘verdadeiro ou falso’, alternativas e perguntas diretas sobre o sistema circulatório para serem usadas na dinâmica da ‘torta na cara’.
Ela explica que o intuito é facilitar a assimilação dos alunos sobre sistema circulatório, conteúdo este que já havia sido aplicado em teoria, na sala de aula.
Para a atividade, desenvolvida fora da sala de aula, a turma foi dividida por sorteio em dois grupos, que se colocam em duas filas separadas por uma mesa e, assim, como nos programas de TV que envolve estudantes adolescentes, os alunos brincam e aprendem ao mesmo tempo. “Esse sistema pergunta/resposta facilita aos alunos assimilar o conteúdo”, diz a professora.
Como incentivo, ainda, o grupo vencedor ganha 1 ponto extra e outro grupo 0,5 ponto. “A pontuação foi forma de avaliar e incentivar o estudo, já que isso seria recompensado e não seria só brincadeira fora de sala de aula”, explica Janice.
“A dinâmica deu muito certo, já que os alunos interagiram. Inclusive, na sala tem aluno autista que interagiu muito bem com toda a turma”, completa.
Coordenadora da Educação do Campo da Secretaria Municipal de Educação, a professora Angelita Barros aplaudiu a iniciativa de professores desenvolverem atividades lúdicas como recurso pedagógico facilitador da aprendizagem. “Muitos educadores reclamam das dificuldades decorrentes da falta de interesse dos alunos pelos conteúdos e atividades de sala de aula. E esse desinteresse acaba refletindo na aprendizagem e no desempenho dos alunos, deixando os professores desmotivados”, diz, complementando que “estas dificuldades podem ser sanadas através de estudos teóricos sobre o uso da ludicidade através de jogos como uma forma de tornar o processo ensino e aprendizagem mais interessante e prazeroso”.
Foto – Divulgação
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