Reunião encaminha parceria entre Dourados e Antônio João por preservação do Rio Dourados
Uma reunião na manhã desta terça-feira (6) no gabinete da prefeita Délia Razuk encaminhou uma parceria entre o...
A ideia é que o público alvo conheça a oportunidade e participe desta capacitação que impactará no desenvolvimento dos setores
Prefeitura de Dourados, através da Semaf, participa da mobilização para ministração do curso no próximo mês
Por meio da Semaf (Secretaria de Agricultura Familiar), a Prefeitura de Dourados participou na manhã desta segunda-feira (4) de uma reunião no Sindicato Rural que visa a mobilização para execução do Pronatec Agro, projeto que contemplará Dourados com cursos nas áreas de suinicultura e avicultura entre outubro e dezembro deste ano.
Com participação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), associações de produtores e representantes das empresas que compram a produção local, a reunião serviu para estabelecer diretrizes para a aplicação do curso aos interessados na região da Grande Dourados, uma das únicas duas cidades de Mato Grosso do Sul que receberão o programa.
O secretário Landmark Ferreira Rios destacou este momento ímpar e colocou a Prefeitura, através da Semaf, à disposição para implementar ações positivas ao cumprimento dos cronogramas. "Dourados foi contemplada com estes cursos de grande importância e relevância do Pronatec que visam alavancar potencialidades das novas gerações de produtores, para manter e aquecer o setor com tecnologia e aplicação de conhecimento", disse, lembrando que a administração da prefeita Delia Razuk tem dedicado atenção especial ao setor.
A outra cidade contemplada será Costa Rica, com o curso de mecânica de máquina agrícola.
Um dos grandes atrativos dos cursos oferecidos pelo Pronatec é que eles não têm custo para os alunos que, inclusive, recebem ajuda de custo e material didático, com camiseta, mochila, boné, garrafa para água, estojo, caderno, lápis borracha e apontador.
Na reunião, entre outros assuntos, foram debatidos os possíveis locais para as aulas teóricas e as práticas e a logística para as visitas técnicas. Ficou definido que a pré-matrícula acontece entre 18 e 22 de setembro na sede do Mapa em Dourados, localizado na rua Melvin Jones, 1084. As matrículas serão feitas de 25 a 29 de setembro e o início do curso é previsto para 2 de outubro. O contato com o Mapa pode ser feito no telefone 3425 2440, com Lélia ou Juvêncio.
Para participar destes cursos, os alunos devem ter no mínimo 15 anos completos e o 5° ano do ensino fundamental como escolaridade. Os documentos necessários são cópias do RG e CPF, do comprovante de escolaridade e de residência, bem como a ficha de inscrição preenchida.
As unidades curriculares da Suinocultura serão Saúde e Segurança no Trabalho, Legislação Ambiental, Manejo de Reprodução, Manejo de Maternidade, Manejo de Terminação, Manejo de Creche, Fábrica de Ração e Empreender no Campo, com carga horária total de 200 horas.
Na Avicultura serão as seguintes unidades curriculares: Saúde e Segurança no Trabalho, Legislação Avícola, Infraestrutura Avícola, Manejo da Avicultura, Biosseguridade das Aves, Fundamentos da Matemática Básica e Empreender no Campo, também com carga horária total de 200 horas.
Uma reunião na manhã desta terça-feira (6) no gabinete da prefeita Délia Razuk encaminhou uma parceria entre o...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, realizou na semana passada, reun...
O comércio de Dourados já está funcionando até 22h. O funcionamento para o mês de dezembro é resultado de acor...
O Batalha de Bandas, maior festival de música autoral de Mato Grosso do Sul, está prestes a celebrar uma décad...
Abrir o capital de uma empresa para investimentos pode ser um desafio, especialmente para micro e pequenos neg...
No próximo domingo, dia 15, às 9h da manhã, a Academia Herradon Fight Team, localizada na Rua Pedro Celestino,...
Sob a liderança do engenheiro agrônomo e empresário ÂngeloXimenes, o Sindicato Rural de Dourados teve uma gest...