
Curso de comida mexicana Texmex te leva a uma viagem ao México em 4 pratos
A comida mexicana caiu nas graças e no paladar dos brasileiros há pouco tempo, nos cardápios de reuniões com a...
Nutricionista destaca que uma alimentação equilibrada é fundamental para a manutenção da saúde e para a prevenção de diversas doenças
Para manter a saúde é necessário investir também na nutrição, para a promoção do bem-estar e na prevenção de doenças. Desde a Grécia Antiga, a relação entre nutrição e saúde é reconhecida, como ilustra a famosa frase atribuída a Hipócrates: “Dos alimentos farás a tua medicina”. Hoje, essa máxima continua mais atual do que nunca.
O consumo excessivo de sódio, açúcar e gorduras saturadas tem sido um dos principais vilões da saúde no Brasil, contribuindo para o aumento de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares. Para reverter esse quadro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda políticas públicas que incentivem hábitos alimentares saudáveis e atualizem diretrizes nutricionais conforme a evolução dos padrões de consumo e descobertas científicas.
A nutricionista e professora de Nutrição da Estácio, Larice Carvalho, destaca que uma alimentação equilibrada é fundamental para a manutenção da saúde e a prevenção de diversas doenças. “Garantir que nosso corpo funcione bem depende de consumir diferentes tipos de alimentos nas quantidades certas. Isso inclui proteínas magras, carboidratos saudáveis, gorduras benéficas e uma ampla variedade de vitaminas e minerais presentes em frutas, verduras e legumes”, explica.
Outro ponto essencial para uma boa nutrição é a adoção de pequenas mudanças na rotina alimentar, como sugere Larice: “Ao invés de pular o café da manhã, optar por um iogurte natural com frutas e aveia já faz diferença. Trocar alimentos industrializados por opções naturais e evitar frituras também são passos importantes para melhorar a qualidade da alimentação”.
Segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a segurança alimentar no Brasil melhorou nos últimos anos. Em 2023, cerca de 72,4% dos domicílios brasileiros tiveram acesso regular e permanente a alimentos de qualidade em quantidade suficiente. Esse avanço se deve, em parte, à retomada das políticas de segurança alimentar e nutricional no país.
O Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde, reforça a importância de reduzir o consumo de produtos ultraprocessados e priorizar alimentos naturais e minimamente processados. Além disso, orienta a população sobre escolhas alimentares conscientes, respeitando a diversidade cultural e regional do país.
Dicas para uma alimentação mais saudável incluem:
● Priorizar alimentos naturais, como frutas, verduras, legumes, cereais integrais e leguminosas;
● Evitar produtos ultraprocessados ricos em açúcares, gorduras e sódio;
● Beber bastante água ao longo do dia;
● Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e evitar o cigarro;
● Praticar atividade física regularmente;
● Planejar as refeições para evitar escolhas menos saudáveis por falta de tempo.
A professora Larice Carvalho ainda alerta sobre dietas da moda e restrições extremas, que podem trazer riscos à saúde: “Dietas que prometem resultados rápidos, eliminando grupos alimentares inteiros, podem ser prejudiciais a longo prazo. O ideal é buscar orientação de um profissional para elaborar um plano alimentar adequado às necessidades individuais”.
A comida mexicana caiu nas graças e no paladar dos brasileiros há pouco tempo, nos cardápios de reuniões com a...
Stacy Blair completou 30 anos este ano, mas há dois anos não sabia se ia sobreviver pra ver esta data chegar....
A Prefeitura de Dourados anunciou nesta quarta-feira (30) um aporte extraordinário de R$ 3 milhões à Fundação...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, promoveu nesta quarta-feir...
A Prefeitura de Dourados está agilizando, por meio de uma força- tarefa, a auditoria independente na Fundação...
A Prefeitura de Dourados lança nesta sexta-feira (1), às 19h, na sede da Secretaria Municipal de Cultura, no P...
A Prefeitura de Dourados, por intermédio do setor de fiscalização do Programa Municipal de Proteção e Defesa d...