
Dourados intensifica ações para o combate à Tuberculose
O Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase (CRTH), em um esforço conjunto com as Unidades Básicas de S...
Dourados conta com um Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase e o tratamento pode ser iniciado em qualquer Unidade Básica de Saúde
Nesta sexta-feira (24) é celebrado o “Dia Mundial de Combate à Tuberculose”. Em alusão à data, a Prefeitura de Dourados, por meio do CRTH (Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase), com o apoio alerta e traz as principais sobre a doença grave que pode atingir pessoas de qualquer faixa etária. Vale destacar que o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece tratamento , basta procurar qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde do Município.
A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria conhecida como bacilo de Koch. Na forma mais comum essa bactéria, normalmente, se aloja nos pulmões causando a doença. Existe também a possibilidade dos microrganismos se alojar e em outros órgãos como olhos, coração, ossos, por exemplo. Se não for trata, pode levar à morte.
A transmissão acontece quando uma pessoa que está com tuberculose pulmonar e sem tratamento, ao falar, tossir ou espirrar, libera no ar bactérias que podem infectar uma pessoa.
SintomasOs principais sintomas da tuberculose são tosse persistente por mais de três semanas; febre, principalmente no final da tarde; suor à noite; e perda de apetite, seguido de perda de peso.
CuraApesar da gravidade, a tuberculose tem cura. O tratamento é integralmente e exclusivamente oferecido pelo SUS. É um processo longo e dura pelo menos seis meses. Por isso é importante que a pessoa doente faça o tratamento correto até o final, seguindo todas as orientações.
Como saberA avaliação por um profissional de saúde seguida de exames laboratoriais e de imagem é fundamental para o diagnóstico da tuberculose. O exame de escarro é o mais utilizado para saber se a pessoa está com a doença. Se o paciente apresenta algum dos sintomas, ela deve procurar uma Unidade de Saúde mais próxima da residência para ser avaliado adequadamente e fazer o chamado teste rápido para tuberculose.
CTRHCaso alguém apresente qualquer um dos sinais ou sintomas suspeitos de tuberculose, deve procurar a Unidade de Saúde e solicitar uma avaliação. Em caso de dúvida no diagnóstico, o paciente será encaminhado ao Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase (CRTH).
O CTRH de Dourados fica na Rua Dr. Vanilton Finamore, 289 – Vila Industrial, na área amarela do PAM.
O Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase (CRTH), em um esforço conjunto com as Unidades Básicas de S...
Prefeitura de Dourados conclui adaptações para instalações de novos equipamentos no laboratório do Centro de R...
Em Mato Grosso do Sul, a semana começa com diversas vagas para quem busca uma oportunidade de emprego. São m...
O prefeito de Dourados, Marçal Filho, foi cirúrgico na manhã de sábado, durante solenidade oficial de abertura...
Agência de branding focada em redes sociais O mercado publicitário e marketing digital conta com a Pear, uma...
Representando o Governo de Mato Grosso do Sul, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, particip...
Mato Grosso do Sul deve ter virada no tempo neste fim de semana. Além da queda nas temperaturas, que já estava...