Sindicato Rural renova parceria com a Prefeitura para a 53ª. Expoagro
O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Lúcio Damália, reiterou na manhã desta sexta-feira (16), após aud...
Nova etapa do programa de Residência nas Unidades Básicas de Saúde será desenvolvida em parceria com o Laboratório de Inovação de Atenção Primária da Fiocruz para ampliar a formação
Prefeito Marçal Filho, equipe da Sems e da Fiocruz debatem nova etapa do programa que agrega à saúde de Dourados- Foto: A. Frota
A Prefeitura de Dourados renovou, na manhã desta terça-feira (25), a parceria com o Laboratório de Inovação da Atenção Primária à Saúde, da Fiocruz, para o desenvolvimento de uma nova etapa do programa de Residência nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O lançamento aconteceu no gabinete do prefeito Marçal Filho, com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Sems) e da equipe técnica da instituição parceira.
Durante o encontro, o prefeito destacou a relevância do programa para o fortalecimento da Atenção Primária no município. “É um trabalho que, além de gerar qualificação aos profissionais, proporciona melhorias no atendimento à população”, ressaltou Marçal Filho. “Isso contribui para que o cidadão tenha acesso a um serviço de excelência já no seu bairro, reduzindo a demanda encaminhada para a UPA e para o Hospital da Vida”, completou o prefeito.
A primeira etapa do programa qualificou 30 profissionais, entre médicos, enfermeiros e dentistas, atuantes nas UBSs dos bairros Jardim Maracanã, Idelfonso Pedroso, Jóquei Clube e Parque do Lago. A formação oficial será realizada em março, e a partir de 2026 o programa será ampliado para outras unidades de saúde do município.
Segundo a coordenação do projeto, o objetivo é consolidar um modelo de formação continuada que fortaleça o atendimento básico e estimule a fixação de profissionais qualificados na rede municipal. “Queremos contribuir para que Dourados continue se destacando na formação e na qualificação de equipes”, enfatizou Dinaci Vieira Marques Ranzi, que coordena a equipe da Fiocruz em Dourados. “A administração municipal tem esse compromisso, e nossa meta é ampliar o programa para que o município seja referência em saúde”, completou. Dinaci Vieira Marques Ranzi também informou que o edital para seleção da segunda turma será divulgado em breve.
A promoção e a prevenção à saúde são diretrizes prioritárias da gestão Marçal Filho, que busca garantir atendimento mais resolutivo nos bairros e evitar a sobrecarga da UPA e do Hospital da Vida. Nesse contexto, parcerias como a firmada com a Fiocruz ampliam a capacidade de resposta da rede municipal e fortalecem o cuidado direto à população.
O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Lúcio Damália, reiterou na manhã desta sexta-feira (16), após aud...
A Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf), a pedido da prefeita Délia Razuk, está desenvolvendo v...
A Prefeitura de Dourados, através do Instituto de Meio Ambiente (Imam), e o Clube de Observação de Aves da Gra...
O carnê do IPTU não chegará aos imóveis de Dourados em 2026. A Prefeitura não irá mais emitir os carnês para p...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação, aderiu na última semana ao Programa Na...
A Prefeitura de Dourados segue investindo para garantir que o Aeroporto Regional de Dourados proporcione cada...
O prefeito de Dourados, Marçal Filho, destacou a credibilidade da Polícia Rodoviária Federal na manhã desta te...