
55ª Expoagro derruba mitos e fala sobre criação de abelhas próximo à lavoura de soja
Sempre preocupado em debater temas atuais de interesse dos produtores rurais, o Sindicato Rural de Dourados pr...
O primeiro soro brasileiro contra picada de abelhas entra na última fase de testes, para depois ser aprovado pela Anvisa e distribuído no SUS – Foto: Michael Reichelt/Pixabay
É do Brasil! O primeiro soro contra picada de abelha, desenvolvido por pesquisadores da Unesp, entra na 3ª e última fase de estudos clínicos e assim que for aprovado pela Anvisa poderá ser produzido comercialmente e ser disponibilizado no SUS, Sistema Único de Saúde.
Isso porque os pesquisadores da Universidade Estadual Paulista receberam R$ 20 milhões do Ministério da Saúde para iniciar a fase final de testes do soro antiapílico, destinado ao tratamento de envenenamentos por abelhas africanizadas (Apis mellifera).
O soro vem sendo desenvolvido há mais de uma década por cientistas do Cevap (Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos) da Unesp de Botucatu. É um biofármaco com tecnologia 100% nacional e apoio da Fapesp.
Como é o soro contra picada de abelha
O soro antiapílico foi desenvolvido a partir da inoculação gradual de veneno em cavalos para gerar anticorpos.
De lá para cá, o antídoto apresentou bons resultados em testes.
Entre 2016 e 2018, um estudo clínico de fase 1/2, conduzido em Botucatu (SP) e Tubarão (SC), confirmou a segurança e eficácia preliminar do produto: 20 pacientes, picados por 7 a 2.000 abelhas, tiveram melhora clínica sem efeitos graves.
Acidentes com abelhas no Brasil
As abelhas africanizadas, resultado do cruzamento entre espécies africanas e europeias, são hoje as principais produtoras de mel do país e, também, responsáveis por milhares de acidentes. Entre 2013 e 2023, o Brasil registrou 206.746 casos de picadas, com 649 mortes diretas e 50 indiretas, número superior aos acidentes com serpentes.
As picadas podem causar desde dor local e inchaço, até reações sistêmicas graves, devido à sensibilidade humana aos componentes do veneno das abelhas. Já múltiplas picadas podem provocar dificuldades para respirar, choques, tremores e insuficiência renal, entre outros sintomas.
Fatores como desmatamento, pesticidas e urbanização fazem abelhas procurarem abrigo e alimentos em outros lugares, tornando o problema uma questão de saúde pública.
Como é o tratamento hoje
Atualmente, não existe antídoto específico para picadas de abelha disponível no SUS. O tratamento hospitalar baseia-se apenas em medicamentos para dor, inflamação e alergia, informou a Agência SP.
“Infelizmente nós não temos hoje, na rede de saúde, um antídoto específico para esses acidentes. O atendimento com drogas para controlar a dor, inflamação e alergia é o protocolo padrão realizado em qualquer hospital. No entanto, a ausência de um tratamento específico torna esses casos mais graves, podendo levar à morte”, diz Rui Seabra Ferreira Jr, coordenador-executivo do Cevap.
Como será a última fase de testes
Esta última fase de testes do novo antídoto terá a participação de 150 a 200 pacientes.
Com a patente aprovada pelo INPI em 2023, o projeto segue agora para a última fase de testes e depois vai para a aprovação da Anvisa.
Aí, o soro poderá ser produzido em larga escala e distribuído no SUS, para o que será o primeiro tratamento específico contra acidentes por abelhas no Brasil.
Sempre preocupado em debater temas atuais de interesse dos produtores rurais, o Sindicato Rural de Dourados pr...
Este filhote de golden retriever levou uma picada de uma cobra cascavel para salvar sua dona. O ato heróico do...
A Feira Sabores no Parque promete mais uma noite de boa música, gastronomia e lazer nesta sexta-feira (17), no...
A Prefeitura de Dourados iniciou nesta semana um amplo projeto de revitalização das floreiras da região centra...
As obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim dos Estados já têm prazo para começar: novembro. A no...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), promoveu nesta ter...
Entre os dias 3 e 12 de novembro, a Prefeitura de Dourados e o Governo do Estado realizam a Caravana da Castra...