Professor cria biblioteca sobre rodas para crianças que não têm acesso à leitura
Quando se aposentou, o professor de literatura Antonio de Cava, não queria nem saber de ficar em casa descansa...
Público-alvo é crianças com idade entre 6 meses e 5 anos; campanha tem como meta atualizar o cartão vacinal com a tríplice viral
A Secretaria de Saúde de Dourados, por meio do Departamento de Vigilância e Saúde, segue vacinando contra o sarampo crianças com idade entre seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), conforme recomendado pelo Ministério da Saúde.
A campanha destina-se a atualizar o cartão de vacina com a Tríplice viral que, além de proteger contra o sarampo, também é eficaz contra rubéola e caxumba. A campanha acontece de 7 a 25 de outubro e o ‘Dia D’ está marcado para este sábado, dia 19. Em Dourados, a abertura será ás 8h, na UBS Cabeceira Alegre, com a presença da secretária de Saúde, Berenice de Oliveira machado Souza.
De acordo com a Gerência do Núcleo de Imunização de Dourados, o objetivo é vacinar seletivamente (avaliação da situação vacinal e vacinação conforme as normas do Programa Nacional de Imunizações - PNI) contra o sarampo as crianças alvo da campanha, visando interromper a circulação viral e controlar a doença no País.
A priorização deste grupo deve-se à elevada incidência da doença nesta faixa etária, nos surtos registrados em 2019. As crianças menores de 05 anos de idade apresentam maior risco de desenvolver complicações, tais como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo.
Nesta campanha os pais e responsáveis são atores sociais importantes no processo de controle dessa doença e devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro.
O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.
Fotos – A. Frota
Quando se aposentou, o professor de literatura Antonio de Cava, não queria nem saber de ficar em casa descansa...
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação para atualização da caderneta de cr...
O Natal Encantado Dourados ganhará um toque especial na noite de 17 de dezembro, quando a cidade receberá a ma...
Preocupada com a segurança da população mais vulnerável, a Prefeitura de Dourados tem incentivado ações que co...
O domingo (9) será de pura emoção em Dourados com a grande final do 21º Campeonato da Liga Esportiva Douradens...
A Caravana da Castração já realizou 545 cirurgias gratuitas em cães e gatos entre segunda-feira (3) e esta qui...
Durante o mês de novembro, a paisagem de Bonito-MS é transformada pela safra da guavira, fruta símbolo do cerr...