
Com novos diretores, Unidades Básicas de Saúde mudam atendimento
Com a nomeação dos primeiros novos diretores, que passaram por processos de capacitação, liderança e atendimen...
Direcionamento da Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Saúde, tem por objetivo dinamizar o atendimento na unidade
A Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar, a partir do dia 6 de maio, um médico na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), 24 horas, exclusivamente para triagem de verificação de risco dos pacientes. O objetivo é melhorar a dinâmica dos atendimentos e referenciar os pacientes para as Unidades Básicas de Saúde quando houver necessidade.
A UPA é voltado para atendimentos de urgência e emergência e mantém a disposição da população equipe formada por clínicos gerais, pediatras, além de enfermeiros, auxiliares e também do administrativo.
A secretária de Saúde Berenice de Oliveira Machado destaca que a unidade conta com uma alta demanda e tem, inclusive, atendido casos que poderiam ser tratados nas Unidades Básicas de Saúde da região em que o paciente reside.
“A UPA precisa estar voltada para casos de urgência e emergência e o que o médico identificar que não estão nessas situações, será referendado ao posto de saúde que direcionará o tratamento. Esse trabalho terá impacto positivo nos atendimentos, pois quem é atendido na UPA e não está em situação de maior risco pode estar gerando uma demora no atendimento daquele que esteja nesta situação”, citou.
A UPA atende casos referendados de Dourados, da macrorregião, e ainda demandas encaminhadas pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e pelo Corpo de Bombeiros. Exames de Raios-X, ultrassons e laboratoriais são realizados na unidade.
A secretária Berenice Machado ressalta que as Unidades Básicas de Saúde possuem equipes capacitadas e são a porta de entrada para qualquer tipo de atendimento. Capacitações e reuniões têm sido realizadas com as equipes pela Secretaria de Saúde.
“Nas UBS’s as equipes estão preparadas para atender à população e temos investido cada vez mais em um acolhimento humanizado”, ressalta.
São 36 unidades básicas de saúde em Dourados. Destes, sete estenderam o atendimento ao público até as 22h, por conta da demanda atual no município, principalmente por conta do aumento nos casos de dengue. Atendem até às 22h as UBS da Vila Cachoeirinha, CSU, Jardim Santo André, Jardim Guaicurus, Jardim Maracanã, Parque das Nações II e Seleta.
Foto – A. Frota
Secretária Berenice Machado, da Saúde, anuncia medidas para dinamizar atendimento na UPA
Com a nomeação dos primeiros novos diretores, que passaram por processos de capacitação, liderança e atendimen...
O município de Dourados está prestes a ter mais 31 profissionais de saúde atendendo em suas Unidades Básicas d...
O Dia do Cliente, celebrado em 15 de setembro, joga luz sobre um comportamento cada vez mais comum: as compras...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes (Funed), tem impulsionado o esporte amador na cidad...
O prefeito de Dourados, Marçal Filho, sancionou nesta sexta-feira (12) a Lei Municipal que institui o programa...
A Prefeitura de Dourados realiza neste sábado (13), por meio do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), o drive-...
A nona edição da Feira Literária de Bonito (FLIB), que acontece de 17 a 21 de setembro, na Praça da Liberdade,...