Fundação MS inicia apresentações de resultados em nove municípios de MS
A Fundação MS realiza, em maio, as Apresentações de Resultados de Pesquisas referentes à safra de soja 17/18,...
Prefeita Délia Razuk, secretário de Saúde Renato Vidigal e presidente da Funpema, Eduardo Marcondes esclarecem sobre atendimentos na Fundação
"A prefeita Délia reconhece a importância e o grande alcance social do serviço prestado pela Funpema e não pretende cancelar o convênio com a entidade". A afirmação é do secretário municipal de Saúde, Renato Vidigal. Ele esclarece, no entanto, que para continuar é preciso que sejam alterados os moldes desta parceria, de forma que não sacrifique ainda mais as finanças do município, ao mesmo tempo em que também não deixe a população usuária sem aquele serviço. "Precisamos chegar a um bom termo, e este entendimento está sendo mantido", explica.
A afirmação de Vidigal corrobora com o que disse na tarde de quarta-feira o presidente da diretoria executiva da Fundação, Eduardo Marcondes. Após visita à prefeita Délia Razuk, o médico fez questão de esclarecer comentários colocados em redes sociais e que causaram preocupação às pessoas.
"É preciso colocar fim no que tem sido divulgado nas mídias sociais a respeito do atendimento na Fundação. Está havendo um grande mal entendido, mesmo porque a Funpema não é de responsabilidade da prefeitura", disse Marcondes, lembrando que a Fundação simplesmente tem um convênio com o poder público municipal, assim como tem com outros segmentos. "O atendimento continua normal", garantiu.
Por sua vez, o vereador Pedro Pepa, que preside a Comissão de Saúde da Câmara e acompanhou as tratativas entre prefeitura e Funpema. "As dificuldades financeiras pelas quais passa o município é que levaram a esta situação, de rever o convênio. Como o município está fazendo ajuste de contas, inclusive com auditoria em todos os contratos que são pagos com recursos da Fonte Zero, que é o caso da Funpema, a proposta é de se manter o convênio, mas migrando para a MAC (Média e Alta Complexidade), um programa do governo do federal. Assim, a Fundação passa a receber recursos federais e também do Estado, podendo até ampliar o atendimento, recebendo pelo quantitativo e, ainda, com garantia no orçamento", explica o vereador.
No encontro da prefeita com o presidente da Funpema, Délia esclareceu que em nenhum momento o município falou em rompimento, mesmo porque, conforme disse, a Fundação tem um trabalho autônomo reconhecido em Dourados e que o município tem interesse que esta parceria seja mantida.
A Fundação MS realiza, em maio, as Apresentações de Resultados de Pesquisas referentes à safra de soja 17/18,...
"Fazer Saúde, gerir a coisa pública, é um desafio que exige muito mais do que apenas boa vontade; exige capaci...
É do Brasil! O primeiro soro contra picada de abelha, desenvolvido por pesquisadores da Unesp, entra na 3ª e ú...
A Feira Sabores no Parque promete mais uma noite de boa música, gastronomia e lazer nesta sexta-feira (17), no...
A Prefeitura de Dourados iniciou nesta semana um amplo projeto de revitalização das floreiras da região centra...
As obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim dos Estados já têm prazo para começar: novembro. A no...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), promoveu nesta ter...