14ª. Festa do Peixe consolida projeto de incentivo a produtores
Um projeto que vem sendo estudado há cerca de dez anos, considerando as condições favoráveis em termos geográf...
Muita gente se esquece da pele, nosso manto protetor e maior órgão do corpo, tão afetada pelo estresse, pela poluição e pelos maus hábitos contemporâneos
Quando alguém fala em cuidar do corpo, provavelmente está se referindo a alimentação e rotina de exercícios. Muita gente se esquece da pele, nosso manto protetor e maior órgão do corpo, tão afetada pelo estresse, pela poluição e pelos maus hábitos contemporâneos. Pois ela é fundamental para a manutenção da saúde, do bem-estar e — por que não? — da aparência jovem. A cútis reflete o estado geral do organismo, por isso merece ser tratada com dedicação. Alguns cuidados básicos, incorporados ao dia a dia, podem fazer a diferença.
1) Dormir com maquiagem: Base, corretivo, blush e demais produtos obstruem os poros e pode levar à inflamação de glândulas. O hábito de dormir com essa camada sobre a epiderme provoca problemas como as erupções acneiformes, que são semelhantes às espinhas. O ideal é usar algum tipo de demaquilante, como a água micelar. “Caso a pessoa tenha pele oleosa pode lavar com um sabonete adstringente antes de ir para a cama”, explica Luciana. Se a maquiagem for do tipo resistente à água, prefira uma emulsão bifásica para retirar completamente os resíduos.
2) Esquecer do protetor solar: A radiação do sol envelhece a pele, acentua as rugas e pode até causar males mais sérios, como o câncer. O que poucos sabem é que nos ambientes internos também se recomenda o uso do protetor, já que até a luz emitida por monitores de computador é capaz de afetar o colágeno e provocar manchas. “No dia a dia, o fator 30 é suficiente. Na praia, tem que ser maior”, diz a médica. O ideal é criar um hábito diário pela manhã. Produtos mistos, como a base com proteção solar ou o protetor no tom da pele também são bem-vindos.
3) Menosprezar o hidratante: A pele tem uma barreira de proteção oleosa, chamada de manto hidrolipídico, que protege o órgão de agressões. No banho, parte dessa gordura é removida, o que nos expõe a agentes virais e bacterianos. O hidratante é uma arma para restaurar esse escudo natural. “Mulheres costumam ter esse hábito, mas homens geralmente não. Todos deveriam manter essa rotina depois de sair do chuveiro”, recomenda.
4) Tomar banhos quentes e demorados: Tanto o calor quanto o excesso de tempo sob a água fazem, de novo, com que a camada gordurosa da pele se perca. A recomendação é que os banhos sejam no máximo mornos e dure apenas o tempo necessário para a higiene. Nada de esquecer-se da vida embaixo do chuveiro.
5) Dormir pouco: O sono é restaurador para todo o organismo, incluindo a pele. O descanso é vital, por exemplo, para reduzir os níveis de cortisol, hormônio ativado pelo estresse e que colabora para a formação dos radicais livres, inimigos das células. “Também, quando estamos acordados muito tempo, os músculos embaixo dos olhos entram em fadiga, o que se reflete numa aparência envelhecida”, diz Luciana.
6) Beber pouca água: A água é fundamental para diversas funções da pele. As reações químicas naturais, a reposição de células e a proteção contra a oxidação dependem dela. Como todos os órgãos precisam desse meio líquido para seu bom funcionamento, não basta se hidratar quando tem sede. “Só vai para a pele a água que está sobrando depois de outros processos do organismo. Quando a sede vem, você já está desidratado”, afirma a dermatologista, que recomenda andar sempre com uma garrafinha. Outros líquidos não adoçados, como chás, também entram na conta. Luciana recomenda a ingestão de dois litros diários.
8) Exagerar na esfoliação: Esfoliar ajuda na retirada das células mortas, mas é preciso tomar cuidado com excessos. Fazer disso uma rotina pode deixar a pele seca e exposta a bactérias. A esfoliação é mais indicada para peles oleosas, com tendência a cravos e acne. Nesse caso, duas vezes por semana é o limite.
Um projeto que vem sendo estudado há cerca de dez anos, considerando as condições favoráveis em termos geográf...
O Projeto Fazendinha está mais uma vez promovendo oficinas de capacitação como parte da programação da 55ª Exp...
O prefeito eleito de Dourados,Marçal Filho (PSDB), recebeu do governador Eduardo Riedel (PSDB) a garantia queo...
A exposição "Entre o céu e a terra", parte do projeto Arte nas Estações, está no Centro Cultural José Octávio...
Prefeito eleito se reúne com secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania
O prefeito eleito Marçal Filho (PSDB)se reuniu na noite de segunda-feira, dia 18 de novembro, com Marcelo Ferr...
Em 23 de novembro, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), uma data dedicada a...
O FESMORENA – Festival de Música Autoral está em sua nona edição e para ampliar a oportunidade de acesso aos e...