
Secretaria de Assistência Social realiza série de oficinas com entidades sociais e coordenadores de CRAS
Durante o mês de novembro a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou cinco dias de oficinas com os...
Grupo de venezuelanos chegando a Dourados, no distrito de Indápolis, na manhã de terça-feira
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, contribui no acolhimento de pelo menos 120 venezuelanos com a concessão de cobertores e alimentação. A ação contempla o grupo de pessoas que chegou a Dourados amparado por entidade religiosa e uma empresa da cidade.
Segundo a secretária Maria Fátima de Alencar, os venezuelanos são todos do sexo masculino e estão sendo empregados em uma indústria da região. “Eles recebem amparo em um período de duas a três semanas, até que possam se estabilizar. A Assistência Social desta vez está fornecendo cobertores e alimentação que foram levados ao alojamento no Distrito de Indápolis”, explicou.
Os venezuelanos chegam ao município depois de deixarem o país vizinho que enfrenta séria crise política, financeira e humanitária. O suporte da empresa e do grupo religioso permite que estes homens se estabilizem em um primeiro contato no país, e com o emprego e a moradia – uma ONG ligada à Organização das Nações Unidas providencia o aluguel social – possam retomar a vida inclusive com os familiares que ficaram na Venezuela.
Ainda segundo Maria Fátima, a Semas oferece suporte a estas pessoas nos respectivos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), uma vez que eles já estiverem devidamente estabelecidos no município. O procedimento é semelhante ao suporte dado a alguns haitianos no município.
“Vale lembrar que o acesso ao benefício eventual por estrangeiros é um direito constitucional, previsto no Artigo 5º da Carta Magna. Além disso, no Artigo 203 da Constituição, ‘a assistência social será prestada a quem dela necessitar’. Por fim, a Lei n° 13.445, que instituiu a Lei de Migração, prevê que o acesso a benefícios sociais deve ser igualitário para migrantes”, finalizou a secretária.
Foto – Semas
Durante o mês de novembro a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou cinco dias de oficinas com os...
A semana começa com pelo menos 104 concursospúblicos abertos em todo o país. São mais de 12,5 mil vagas parato...
Em preparação para a 1ª Festa da Páscoa de Dourados, que acontecerá de 17 a 20 de abril no Parque Antenor Mart...
Uma solenidade na manhã desta sexta-feira (11) na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Brigada Guaicurus, em Do...
Em Mato Grosso do Sul, o ato de declarar o Imposto de Renda pode ir muito além de uma obrigação anual — pode s...
Um grupo de crianças atendidas pela Associação dos Amigos das Crianças com Câncer (AACC/MS) viveu uma experiên...
Um exame de sangue simples, desenvolvido por pesquisadores internacionais, pode ajudar a prever casos de ataqu...