Patrulha Maria da Penha entra em operação com base instalada na Praça Antônio João
A Prefeitura de Dourados dá um importante passo em segurança pública voltada para a proteção às mulheres com o...
Com ação direta de 13 servidores da Guarda Municipal e apoio dos demais servidores da instituição, Patrulha atua em conjunto com outros órgãos que tratam da mesma causa
Patrulha Maria da Penha, com base na Praça Antônio João, tem atuação de destaque na proteção de mulheres vítimas de violência em Dourados. Fotos – A. Frota
Preocupada com a segurança da população mais vulnerável, a Prefeitura de Dourados tem incentivado ações que contribuam para coibir a violência, principalmente a doméstica e familiar. Com o propósito de incrementar essas ações, foi criada, no âmbito da Guarda Municipal de Dourados (GMD), a Patrulha Maria da Penha, com finalidade exclusiva de prestar serviço de prevenção e atendimento às mulheres e meninas vítimas de violência doméstica e familiar.
Criada pela Lei Municipal nº 5335 de 4 de abril de 2025, a Patrulha Maria da Penha da GMD realizou, no período de julho a outubro de 2025, um total de 555 atendimentos. Destes, 90,5% foram fiscalizações de medidas protetivas de urgência e 9,6% foram de denúncias e flagrantes referentes à violência doméstica, via Central de Comunicações (Cecom) da GMD pelos telefones 153 e 199.
Dados estatísticos do 1º trimestre dos serviços prestados pela Patrulha Maria da Penha revelam ainda que das fiscalizações de medidas protetivas de urgência (MPUs), que é a atuação principal da Patrulha, 68,1% estão sendo cumpridas pelos agressores (76 em julho, 71 em agosto, 102 em setembro e 92 em outubro).
Em 17,2% das fiscalizações as equipes não obtiveram êxito (10 em julho, 15 em agosto, 8 em setembro e 10 em outubro), por mudança de endereço ou do número de telefone. Já 6,2% das MPUs foram revogadas a pedido da vítima, respectivamente, 8, 7, 6 e 10, de julho a outubro, enquanto que em 8,6% os autores ainda não estavam cumprindo a decisão judicial (19, 23, 21, e 23, respectivamente, de julho a outubro), totalizando 502 fiscalizações. Já as denúncias feitas via Cecom (apoio, flagrantes e denúncias de violência doméstica) somaram 53, sendo 20 em julho, 8 em agosto, 17 em setembro e 8 em outubro.
EQUIPE
A patrulha Maria da Penha conta com ação direta de 13 servidores da Guarda Municipal e apoio de todos os demais servidores desta instituição. Atua em conjunto com o Promuse (Programa Mulher Segura) da Polícia Militar (PM-MS), Ministério Público Estadual, Polícia Civil de MS, Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher e outros órgãos que tratam da mesma causa. Cada equipe é composta por três agentes da GMD, sendo um deles, obrigatoriamente, do sexo feminino. As equipes trabalham em plantão 24 horas.
A sede da Patrulha Maria da Penha está localizada na Praça Antônio João e conta com uma servidora da Guarda Municipal para a realização de triagem das vítimas de violência doméstica, organização de documentos, cronograma de medidas protetivas, palestras e outras demandas das equipes de campo.
O atual diretor-geral da Guarda Municipal de Dourados, Jamil da Costa Matos considera que a violência no ambiente familiar é um problema grave e requer medidas urgentes e a criação da Patrulha Maria da Penha vem no sentido de auxiliar na resolução desse problema. “A principal beneficiária dos nossos serviços são as vitimas e sua famílias, pois podem contar com as equipes da Guarda Municipal de forma ininterrupta, no que diz respeito à segurança e orientação”, enfatiza, ressaltando que “melhores resultados serão alcançados com trabalho de conscientização e união de todos os segmentos da sociedade”.
A Prefeitura de Dourados dá um importante passo em segurança pública voltada para a proteção às mulheres com o...
A Prefeitura de Dourados realiza nesta quinta-feira (12), por meio da Guarda Municipal, a cerimônia de formatu...
O Natal Encantado Dourados ganhará um toque especial na noite de 17 de dezembro, quando a cidade receberá a ma...
O domingo (9) será de pura emoção em Dourados com a grande final do 21º Campeonato da Liga Esportiva Douradens...
A Caravana da Castração já realizou 545 cirurgias gratuitas em cães e gatos entre segunda-feira (3) e esta qui...
Durante o mês de novembro, a paisagem de Bonito-MS é transformada pela safra da guavira, fruta símbolo do cerr...
O projeto “Vem pro Pátio – Leca Harper & A Cozinha Cabeluda” encerra sua temporada 2025 com um show vibrante n...