
Prefeitura implanta programa para zerar fila por cirurgia de catarata em Dourados
A Prefeitura de Dourados, através da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), está implantando o Programa Municip...
A atividade contou com o apoio da UFGD, através do projeto Nascente Viva, elaborado pela professora Zefa Valdinina Pereira
Grupo Escoteiro São Jorge, promoveu no último sábado (09/06), na cidade de Dourados, o 27° Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica –MUTECO, a atividade incentivou os jovens lobinhos, escoteiros, sêniores e pioneiros a terem preocupação com o meio ambiente não apenas pontual, mas que desenvolva a compreensão de todo o processo. Foram desenvolvidas ações de conscientização ambiental, plantio de mudas nativas e coleta de lixo as margens do córrego Laranja Doce.
A atividade contou com o apoio da UFGD, através do projeto Nascente Viva, elaborado pela professora Zefa Valdinina Pereira. O projeto técnico, denominado 'Recuperação de Área Degradada e Alterada da Aldeia Indígena de Dourados' e elaborado pela professora Zefa Valdinina Pereira, pela especialista Olácio M. Komori e pela bióloga Larissa Oliveira Vilela, vai fazer a restauração ecológica do Córrego Jaguapiru, oriundo do Córrego Laranja Doce, problema ambiental encontrado na aldeia incluindo o desmatamento, onde a vegetação nativa foi quase que suprimida. O processo de desmatamento do Córrego Jaguapiru resultou num conjunto de problemas ambientais dentro da Reserva Indígena, como a extinção de várias espécies da fauna e flora, mudanças climáticas, erosão do solo, o assoreamento dos cursos d´água e a perda da camada biologicamente ativa do solo e da biodiversidade local e regional.
São parceiros do projeto "Nascente Viva" a Associação dos Produtores Orgânicos de MS (APOMS), Associação das Mulheres Indígenas de Dourados (AMID) o grupo alemão Tarahumara Fans e o Grupo Escoteiro São Jorge. Durante o MUTECO foi realizado plantio de árvores na nascente do córrego Jaguapiru, o foco da ação foi de mostrar a importância da preservação das nascentes e a conservação dos mananciais.
Já no córrego Laranja Doce, os lobinhos (jovens de 6 a 11 anos), contribuíram com o meio ambiente, realizando a coleta de lixo as margens do córrego na região da ponte na rua Aurora Augusto de Matos.
Para o coordenador da atividade Chefe Márcio Serrano o MUTECO vem contribuir para a formação do jovem ao "Perceber que ações ambientas locais é a solução para parte dos nossos problemas". As atividades de preservação ambiental, não ficaram restritas a apenas este evento, ela continua a ser aplicada no processo de formação de nossos jovens.
A Prefeitura de Dourados, através da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), está implantando o Programa Municip...
Compaixão com criatividade! Veja o que esta rede de supermercados fez: sem avisar, zerou as contas de todos os...
A nona edição da Feira Literária de Bonito (FLIB), que acontece de 17 a 21 de setembro, na Praça da Liberdade,...
Na mesa de bar, no estádio ou em casa, entre amigos e familiares, os assuntos preferidos dos homens costumam g...
Setembro Amarelo abre espaço para reflexões sobre a vida e o cuidado com a saúde mental. Em um mundo acelerado...
A Feira Literária de Bonito faz um convite especial ao público campo-grandense: doar livros para a construção...
A Prefeitura de Dourados, por intermédio da Fundação de Esportes (Funed), já tem tudo pronto para o início da...