
Prefeitura de Dourados possibilitou a preparação de 6 mil hectares de solo para a agricultura familiar
A Prefeitura de Dourados, por intermédio da Semaf (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar), possibilitou...
O programa atende mais de duas mil famílias em Dourados e tem sido uma importante ferramenta de acolhimento e assistência
Distribuição de alimentos aos Cras e outras entidades sócio assistenciais é principal foco do programa
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf), tem consolidado o trabalho de uma ferramenta importantíssima que atende às necessidades da agricultura familiar, das entidades assistenciais e do fomento à alimentação de qualidade: o Banco de Alimentos.
São pelo menos 2 mil famílias atendidas com a entrega de hortaliças, legumes e frutas à instituições como os lares Ebenezer e Santa Rita, Associação Pestalozzi, AAGD, Apae, Toca de Assis, Ação Familiar Cristã, Iame, Ceia, Casa da Criança Feliz, asilo, Centro Social Marista e os Cras dos bairros de Dourados.
No município, a consolidação deste programa acontece a pedido da prefeita Délia Razuk. “Fomentar ações para a agricultura familiar é fomentar a economia, o amparo social. Temos uma demanda de produtos muito grande e boa parte vem de outros Estados. Com o fomento aos nossos produtores temos um mercado mais nosso e ainda conseguimos reforçar o Banco de Alimentos e dar mais qualidade a alimentação destas pessoas”, disse a prefeita.
Os alimentos provenientes do Banco são parte do mecanismo de promoção à alimentação e incentivo à agricultura familiar para repasse a pessoas em vulnerabilidade alimentar, no contexto de ações sócioassistenciais. Uma vez cadastrado, o produtor recebe assistência da Semaf e, em contrapartida, destina parte da produção ao banco. Na outra ponta, as entidades que necessitam dos alimentos, também cadastradas, recebem os produtos.
Estas entidades atendem critérios do programa de distribuição. “Toda vez que o Banco de Alimentos recebe mantimentos, as entidades são beneficiadas. Respeitando critérios e a necessidade de cada instituição”, reiterou Dalton Santos, diretor do Banco de Alimentos.
O secretário interino de Agricultura Familiar, Junior Bittencourt, destaca o Banco de Alimentos de Dourados como uma ferramenta de promoção à agricultura familiar, uma vez que agrega os produtores e dá alternativas para que eles recebam amparo da Semaf e deem contrapartida para a sociedade. “São parcerias que contribuem com o produtor, fomentam o Banco de Alimentos e ainda promovem a distribuição dos alimentos. É muito positivo e mais entidades precisam conhecer o projeto”, disse o secretário.
DISTRIBUIÇÃO
O secretário reforça que, nesta terça-feira (18), será uma boa oportunidade para que agricultores e entidades que ainda não participam do programa, conheçam a dinâmica. “Teremos uma atividade de distribuição com polo no Centro Administrativo Municipal. Uma grande ação para liberar o estoque, principalmente de hortaliças que precisam de cuidados com a validade”, finalizou.
A Prefeitura de Dourados, por intermédio da Semaf (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar), possibilitou...
Pequenos produtores rurais terão uma extensa agenda durante a 57º Expoagro, de 12 a 21 de maio no Parque de Ex...
A 3ª Conferência Regional de Direitos Humanos e Cidadania da Grande Dourados teve início na manhã desta quinta...
O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) encaminhou indicação ao presidente da Agência Nacional de...
Para celebrar os 19 anos da Lei Maria da Penha, a Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de...
O mercado de podcasts segue em ascensão no Brasil, e em meio a essa tendência, um novo espaço surge para dar v...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Coordenadoria de Direitos Humanos e Cidadania, realiza nesta quinta e se...