Outubro Rosa vem cheio de atividades para mulheres
O mês de outubro é amplamente reconhecido como o Outubro Rosa, uma campanha global de conscientização sobre o...
Programação organizada pela Secretaria Municipal de Saúde mantém ações durante todo este mês e reforça a importância do autoexame das mamas
A Prefeitura de Dourados realizou na manhã desta sexta-feira (10) a abertura oficial da Campanha Outubro Rosa, no Centro de Atendimento à Mulher (CAM), no Jardim Água Boa. A ação, marcada por acolhimento e informação, destacou uma série de atividades que estão sendo desenvolvidas desde o início do mês, voltadas à prevenção e combate ao câncer de mama e de colo do útero, bem como para a conscientização sobre a importância do autoexame e do diagnóstico precoce da doença, que quando descoberta na fase inicial apresenta elevado índice de cura.
A programação contou com palestra informativa, sessão de massagem, café da manhã, música ao vivo, apresentação de dança e atendimentos de orientação à saúde. Estiveram presentes a primeira-dama Patrícia Leite, representando o prefeito Marçal Filho, e a secretária adjunta de Saúde, Terezinha Picolo, além de servidores e profissionais da rede municipal.
Durante o evento, Terezinha Picolo destacou que o Outubro Rosa é um mês de mobilização, mas que o autocuidado deve acontecer o ano todo. “A mamografia deve ser feita a partir dos 40 anos e é o exame mais importante para a detecção precoce do câncer de mama”, explicou. “No caso do câncer de colo do útero, muitos casos estão ligados ao HPV, vírus transmitido principalmente pelo contato sexual”, continuou. “A vacina é a forma mais eficaz de prevenção e deve ser aplicada antes do início da vida sexual”, afirmou Terezinha Picolo. Ela reforçou ainda a importância de mães e avós se tornarem multiplicadoras de informação, orientando filhas e netas sobre os cuidados preventivos.
A gerente do CAM, Eliana Poloto, definiu o Outubro Rosa como “um ato de amor e de cuidado que salva vidas”. “O câncer de mama, quando descoberto no início, tem grandes chances de cura”, ressaltou. “Convidamos todas as mulheres, e também os homens, a olharem com carinho para a própria saúde e a compartilharem essas informações”, continuou. “Juntas, somos mais fortes nessa luta”, completou Eliana Poloto durante abertura do evento.
A primeira-dama Patrícia Leite lembrou que a campanha deve inspirar ações contínuas de cuidado. “Não é só em outubro que devemos cuidar da nossa saúde”, enfatizou. “Este é um momento de reforçar informações e incentivar a prevenção”, prosseguiu. “É fundamental que cada mulher conheça seu corpo, perceba o que não está certo e procure ajuda médica”, ressaltou. “A Prefeitura tem intensificado as campanhas, palestras e atendimentos em toda a rede”, concluiu Patrícia Leite.
O Outubro Rosa em Dourados segue com atividades em toda a rede municipal de saúde, reforçando a mensagem de que a prevenção é o melhor caminho para salvar vidas. O Instituto do Hospital de Amor é parceiro da rede municipal na oferta de exames gratuitos e o agendamento está disponível pelo telefone ou WhatsApp (67) 3410-6600.
Já o CAM atende das 6h30 às 18h30, com agendamentos presenciais ou pelo WhatsApp (67) 98106-0619. As unidades básicas de saúde da cidade e dos distritos também estão promovendo ações educativas e de prevenção dentro da campanha.
O mês de outubro é amplamente reconhecido como o Outubro Rosa, uma campanha global de conscientização sobre o...
A Policlínica da Mulher realizou na quarta-feira (6), em comemoração ao Outubro Rosa, um dia voltado para ress...
Quem imaginaria que uma DJ idosa, de 81 anos, se tornaria uma das mais cogitadas das pistas de dança, inclusiv...
O distrito de Vila Formosa, em Dourados, começou a receber nesta terça-feira (11) o mutirão de atendimentos do...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, publicou na edição desta terça-feira (1...
Imagina um plástico biodegradável mais resistente do que o plástico comum e feito a partir do bambu. Ele exist...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e da Fundação de Espor...