Estresse baixa a imunidade. Veja como fugir dele na quarentena
A imunidade virou preocupação mundial nesses tempos de coronavírus. E para aumentar as defesas do corpo não ba...
Se você já conheceu alguém mau-caráter sabe bem o estrago que essa pessoa “duas caras” pode fazer em casa, no trabalho ou num grupo de amigos. E, mesmo sorrateiras, elas existem na vida real, não apenas em programas de reality show e na ficção, como as irmãs Ruth e Raquel, de Mulheres de Areia e o Scar do filme Rei Leão.
Sim, “lobo em pede de cordeiro” é mais do que uma expressão popular. É a sabedoria da vida para alertar aos desavisados. Muda tudo ter essa característica na índole de um indivíduo. Caráter é uma questão de valores, de honestidade. Suas escolhas definem o seu caráter e não tem meio termo para isso.
Uma pessoa com caráter e que segue os princípios éticos mantém a palavra, não se deixa levar pela desonestidade, por uma vantagem ou por uma via mais fácil para a realização de algo. O Só Notícia Boa ouviu um professor de Filosofia e História, uma psicóloga especialista em saúde mental e uma assistente social que lida com pessoas em situações de vulnerabilidade para ajudar a identificar o mau-caráter que, por vezes, está do nosso lado e nem percebemos.
Pessoa de caráter
A uma pessoa “de caráter” é alguém com formação moral sólida, incontestável, digna de confiança porque age corretamente. Em outras palavras, caráter é mais que uma característica, é um conjunto de ações sobre como agir e reagir com moral, com firmeza e coerência em suas atitudes… e também sobre como se comportar e se revelar diante de determinadas situações.
Doutor em História e concluindo o curso de psicanálise, o professor Deusdedeth Júnior busca no pensamento de Aristóteles a definição sobre ética e caráter. Segundo ele, o filósofo grego diz que a vida feliz é a baseada em ética e equilíbrio, sem excessos. De acordo com o professor, a ética é a busca pela felicidade, se você busca o excesso, não será feliz.
“Não existe existe ética da conveniência. Existe ética. Se a pessoa adota uma ética que é válida só para ela, não é ética. Ética é um conjunto de regras para a vida em sociedade. Não há ética própria”, disse o professor aoSó Notícia Boa.
Origem da palavra caráter
O dicionário define caráter assim: “Formação moral; honestidade: pessoa de caráter. Conjunto de qualidades (boas ou más) que distinguem (uma pessoa, um povo) […]. Caracterização do próprio sujeito; índole, temperamento, personalidade”.
A palavra caráter vem do latim, “character”, e significava “marca gravada”, “sulcada”. Definição parecida do termo em grego, “Kharakter”, que significa: “marca”, “ferramenta de marcar”.
Na sua origem, o termo era usado para apontar uma marca, que algo foi marcado ou um objeto que marcava o solo e passou a ser usado para identificar se um cidadão é uma boa ou má pessoa.
Valores que formam o caráter de alguém:
Como identificar o mau-caráter
Para a psicóloga Maria do Perpétuo Socorro Carvalho de Mendonça, especialista em saúde mental, o mau-caráter tem um comportamento bastante comum, independentemente do gênero, da classe social, da faixa etária e da escolaridade. Ela sugere prestar atenção em alguns detalhes.
“É um indivíduo que não tem personalidade. É dissimulado, persuasivo e obscuro”, disse a psicóloga. “É uma pessoa totalmente obscura que vive nas sombras”, disse ela.
Acostumada a lidar com situações delicadas que envolvem pessoas em vulnerabilidade, a assistente social Maria Dulce Lira Gomes reforça a análise da psicóloga. “Em geral são pessoas sedutoras, prestativas, que usam da confiança que conquistam com este comportamento para praticar atos impensáveis”, observou.
Maria Dulce Lira compara as atitudes do mau-caráter com as características da flor dente de leão: quando soprada, ela se desfaz com facilidade, as sementes são levadas pelo vento e se espalham, sem preocupação com as consequências.
“O mau-caráter sempre justifica suas ações, não se importa com os sentimentos do próximo e, por isso se parece com a florzinha dente de leão.”
Como fugir de gente mau-caráter
E tem como fugir de gente mau-caráter. Primeiro é preciso identificar essa pessoa!
“Desconfie de quem aprecia o excesso e tem um comportamento desafiador sempre. Infelizmente a vida moderna estimula o sentido do quanto mais, melhor”, afirmou o professor Deusdedeth Júnior.
Portanto, valorize a pessoa de caráter que está próxima a você e, caso algum mau-caráter saia da sua vida, tenha certeza, foi um livramento. Dê graças a Deus!
Ela não merecia estar no mesmo ambiente que você, cheio de amor, verdade e honestidade. Essa pessoa “já foi tarde” da sua vida!
Mais que isso: ela levou para outro lugar a energia ruim que propagava no seu ambiente, que causava intrigas…
E o que tem de notícia boa essa matéria? Abrir os seus olhos! Se liga e boa sorte!
A imunidade virou preocupação mundial nesses tempos de coronavírus. E para aumentar as defesas do corpo não ba...
Na última segunda-feira (15), um trabalhador de 50 anos identificado como Darlei Lucas fugiu de um acampamento...
O prefeito eleito de Dourados,Marçal Filho (PSDB), recebeu do governador Eduardo Riedel (PSDB) a garantia queo...
A exposição "Entre o céu e a terra", parte do projeto Arte nas Estações, está no Centro Cultural José Octávio...
Prefeito eleito se reúne com secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania
O prefeito eleito Marçal Filho (PSDB)se reuniu na noite de segunda-feira, dia 18 de novembro, com Marcelo Ferr...
Em 23 de novembro, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), uma data dedicada a...
O FESMORENA – Festival de Música Autoral está em sua nona edição e para ampliar a oportunidade de acesso aos e...