
Prefeitura abre licitação para aquisição de peixes vivos para a 1ª Festa da Páscoa
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Municipal de Administração (Semad) e da Secretaria Municip...
Mas, afinal, o que é jejum intermitente?
Mesmo com as polêmicas, o jejum intermitente vem se tornando um estilo de vida com cada vez mais adeptos. Especialistas comprovam a eficácia da prática, que traz diversos benefícios, como perda de peso, melhora da saúde e simplifica o seu estilo de vida saudável. Inclusive, segundo as nutricionistas, um estudo que ganhou o prêmio Nobel de Medicina comprovou que a restrição alimentar auxilia na renovação celular, ou seja, ajuda na limpeza interna do organismo.
Mas, afinal, o que é jejum intermitente? “É importante destacar que jejum intermitente não é dieta, é o oposto, é o ato de não comer por determinados períodos de tempo. São períodos nos quais você fica sem comer de forma planejada e orientada por um profissional especializado. O jejum pode ser de 12h, 16h e até 24h”, explica Fabiana.
O jejum é um método de cura e limpeza já muito antigo. Porém, os hábitos modernos nos distanciaram desta prática. “E, hoje, muitos que não se informam a respeito julgam como algo maléfico à saúde. Mas, na verdade, nosso corpo por milhares de anos foi adaptado a ficar longos períodos sem alimentação”, completa a nutricionista.
A prática do jejum pode parecer algo quase impossível de se fazer para muitas pessoas. Por isso, é preciso estar preparado psicologicamente previamente para iniciar o processo, alerta a nutricionista Vitoria Bernardinelli. “É importante observar que a prática do jejum não é para todos.
Deve ser praticado por pessoas saudáveis, que tenham uma alimentação equilibrada. A prática do jejum em pessoas não saudáveis pode ser prejudicial, portanto é necessário atenção”, informa a profissional.
Preciso comer de 3 em 3 horas para acelerar o metabolismo
“É importante entendermos que nosso corpo não foi adaptado para comer com tanta frequência, fomos educados praticamente toda a vida a comermos seis vezes por dia, o que é demasiado para nosso corpo, não necessitamos tanta energia. A constante ingestão de alimentos com altos índices glicêmicos, sim, prejudica nossa saúde”, diz Vitoria Bernardinelli.
Vou perder massa muscular
“Não se preocupe, você não perderá massa magra durante a prática do jejum, mas é necessário que você se alimente de forma adequada e balanceada durante as janelas de alimentação, com ingestões suficientes de carboidratos e proteínas de qualidade que supram as necessidades do seu corpo. Apenas períodos muito prolongados de jejum e práticas erradas causam o processo catabólico”, explica Fabiana Golfeto.
Os benefícios do jejum intermitente
:: renovação celular: causa a chamada autofagia, mecanismo de auto limpeza e renovação das células do corpo;
:: produção de HGH: o aumento do hormônio do crescimento no corpo que ajuda na queima de gordura;
:: diminuição da insulina: durante o jejum caem drasticamente os níveis de insulina no sangue;
:: saúde mental: aumento da proteína BDNF no cérebro e melhora a saúde cerebral;
:: longevidade: aumento da expectativa de vida das células; e
:: emagrecimento: é uma ótima opção para perder peso e diminuir gordura visceral.
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Municipal de Administração (Semad) e da Secretaria Municip...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf) abriu as inscrições...
A unidade de prevenção do Hospital de Amor em Nova Andradina, no Mato Grosso do Sul e Adecoagro, uma das prin...
Nesta seção, vamos explorar os principais benefícios para a saúde e bem-estar que a combinação de mamão com...
Os dados das Nações Unidas mostram que a população mundial já ultrapassou os 8 mil milhões de pessoas, um cres...