Dia dos Namorados deve movimentar R$ 14 milhões no comércio de Dourados
Pesquisa divulgada pela Federação do Comércio dos Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul (Fecomércio-M...
Tradição remonta à Roma Antiga e atravessou séculos até se tornar símbolo mundial do amor
Embora de origem europeia, o Dia dos Namorados se espalhou por vários países ao redor do mundo, adaptando-se aos costumes locais. Na Europa e na América, é uma tradição consolidada, principalmente em países como Estados Unidos, Espanha, França, Itália e Reino Unido, onde Os casais costumam trocar flores, cartas e presentes. como um símbolo de amor.
Em países asiáticos como Japão e Coreia do Sul, a celebração tem peculiaridades interessantes. No Japão, no dia 14 de fevereiro, são as mulheres que dão chocolate aos homens, e um mês depois, em 14 de março, conhecido como “Dia Branco”, os homens retribuem o gesto.
Na América Latina, países como México, Colômbia e Argentina também celebram esta data, embora em alguns casos seja conhecida como «Dia do Amor e da Amizade», sendo uma oportunidade de demonstrar afeto não só ao seu parceiro, mas também aos amigos e familiares.
Celebrado em 14 de fevereiro em diversos países, o San Valentín ou Valentine’s Day tem raízes que remontam à Roma Antiga. Muito antes de se tornar uma data marcada por flores, chocolates e declarações apaixonadas, a celebração estava ligada a tradições religiosas e até a festivais pagãos.
A origem mais conhecida está associada a São Valentim, um sacerdote cristão do século III. Segundo relatos históricos e tradições da Igreja, durante o governo do imperador romano Cláudio II, os casamentos teriam sido proibidos para soldados, sob a justificativa de que homens solteiros seriam melhores combatentes. Valentim, contrariando a ordem imperial, passou a realizar casamentos secretos.
Ao ser descoberto, foi preso e condenado à morte. A execução teria ocorrido em 14 de fevereiro, por volta do ano 269 d.C. Com o tempo, o sacerdote foi canonizado, e a data passou a ser associada ao amor e à união entre casais.
Historiadores também apontam que a escolha do mês pode ter relação com a antiga festa romana da Lupercália, celebrada em meados de fevereiro. O festival era dedicado à fertilidade e marcava a chegada da primavera no hemisfério norte. Com a expansão do cristianismo, muitas festas pagãs foram ressignificadas, e a celebração de São Valentim acabou ocupando esse espaço no calendário.
Foi somente na Idade Média que o 14 de fevereiro passou a ser diretamente relacionado ao amor romântico. O poeta inglês Geoffrey Chaucer é frequentemente citado como um dos responsáveis por popularizar essa associação, ao mencionar em seus escritos que a data era o momento em que os pássaros escolhiam seus pares.
A tradição de trocar cartas e mensagens de amor se fortaleceu na Europa entre os séculos XVII e XVIII. Já no século XIX, com a Revolução Industrial, a produção em larga escala de cartões ajudou a consolidar o Valentine’s Day como uma data popular e amplamente celebrada.
Hoje, o San Valentín é comemorado em grande parte do mundo como o Dia dos Namorados, mantendo viva uma tradição que atravessou impérios, religiões e culturas até se transformar em um símbolo universal do amor.
Pesquisa divulgada pela Federação do Comércio dos Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul (Fecomércio-M...
Para celebrar o amor, o Shopping Bosque dos Ipês realiza a promoção "Bosque dos Namorados", uma ótima oportuni...
André, 40 anos, já não sabe dizer há quanto tempo vive em situação de rua. “Não fico contando”, afirma. Entre...
A Prefeitura de Dourados mantém 3.457 alunos matriculados nas escolas municipais da Reserva Indigena de Dourad...
Mato Grosso do Sul registrou a abertura de 1.254 novas empresas no primeiro mês de 2026, conforme dados da Jun...
O crescimento do setor de cosméticos e o protagonismo feminino na área serão tema de debate na Estácio Campo G...
A Prefeitura de Dourados prorrogou para sexta-feira, dia 13 de fevereiro, o prazo para pagamento à vista com d...