
Saúde mental em movimento: prática de exercícios contribui para equilíbrio emocional e qualidade de vida
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 5 milhões de mortes poderiam ser evitadas anualmente no mund...
Especialista explica como a prática pode ser uma aliada no controle do peso, na melhora da autoestima e até no combate à insônia
A natação é um esporte que convida adultos a redescobrirem a piscina como um espaço de saúde, bem-estar e superação. Embora menos popular do que atividades como corrida ou musculação, a natação se destaca por ser uma atividade completa, segura e com impacto positivo não só no corpo, mas também na mente.
Segundo Tamiris Frazão, professora do curso de Educação Física da Estácio, os benefícios da natação para adultos vão muito além do condicionamento físico. “A água reduz o impacto nas articulações, o que torna a atividade ideal para quem sente dores nos joelhos, quadris ou coluna, ou está acima do peso”, explica.
Além disso, a prática regular melhora o condicionamento cardiovascular e respiratório, fortalece a musculatura de forma equilibrada e contribui para o controle de peso. “A natação trabalha praticamente todos os grupos musculares e estimula também a coordenação motora e o equilíbrio, aspectos essenciais para manter a autonomia com o passar dos anos”, afirma Tamiris.
A especialista lembra que, apesar de ser uma atividade segura, alguns cuidados são importantes antes de começar, como a avaliação médica, principalmente para quem tem condições crônicas, e a adaptação progressiva, com aulas específicas para iniciantes. A presença de instrutores capacitados e ambientes seguros também é essencial, especialmente para quem tem medo da água ou não sabe nadar.
Do ponto de vista emocional, os efeitos são igualmente significativos. “A água proporciona uma sensação de leveza e relaxamento, além de estimular a liberação de endorfinas, que melhoram o humor e reduzem o estresse”, explica Tamiris. O foco necessário na respiração e nos movimentos também ajuda a aliviar a mente das preocupações do dia a dia.
Entre os benefícios relatados por praticantes estão: melhora da ansiedade, aumento da autoestima e até uma melhor qualidade do sono. “À medida que a pessoa progride, sente-se mais capaz, o que contribui para uma vida mais ativa e feliz”, completa a professora.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 5 milhões de mortes poderiam ser evitadas anualmente no mund...
Essa é uma história de amor dos tempos modernos! Kristin e Michal se conheceram quando ainda eram crianças, em...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai entregar 22 mil livros e 11...
A Prefeitura de Dourados, em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, deu início à segunda etap...
Melhorar as condições de trabalho dos servidores e, consequentemente o atendimento à população, tem sido busca...
O sonho da casa própria está cada vez mais próximo para milhares de famílias sul-mato-grossenses. Nesta segu...
O prefeito de Dourados, Marçal Filho, se reuniu com o governador Eduardo Riedel na sexta-feira (11) dentro do...