
Governo e Prefeitura agendam Caravana de Saúde indígena para junho em Dourados
Está marcada para os dias 29 e 30 de junho e dia 1 de julho, em Dourados, a nova modalidade da Caravana de Saú...
Cerca de 300 voluntários levaram serviços de saúde e odontológicos à população, além de toneladas de doações de alimentos, roupas e calçados
Com apoio da Prefeitura e da Diocese de Dourados, cerca de 300 voluntários da Associação Humanitária Universitários em Defesa da Vida – Missão Univida – ofereceram de forma inteiramente gratuita atendimentos na área da saúde e odontológicos para a população da Reserva Indígena de Dourados.
Durante toda a semana os universitários realizaram os atendimentos, produziram e distribuíram alimentos, realizaram atividades de recreação e fizeram a doação de roupas e calçados.
“Eu só tenho a agradecer, porque nesses 11 anos de missão em Dourados, o momento em que nós tivemos mais apoio foi quando o Alan assumiu. Agora temos a possibilidade de atender a lugares distantes que não tínhamos condição. Agradeço ao Alan Guedes que faz parte desse projeto, a Prefeitura faz parte e apoia o nosso projeto. Nós precisamos de homens como o Alan na política, que nos faz ter esperança de cuidar de quem mais precisa”, ressalta o Padre Eduardo Lima, coordenador do projeto.
A Missão Univida trouxe toneladas de doações, entre roupas, calçados, alimentos, remédios e brinquedos, para serem distribuídos. Também foi realizada parceria com o Hospital do Amor de Dourados que disponibilizou unidade móvel para realização de exames preventivos de mamografia e papanicolau para as mulheres.
Com uma área de 3,5 mil hectares e uma população de cerca de 20 mil indígenas das etnias Guarani, Kaiowá e Terena, Dourados possui a maior reserva indígena do país, formada pelas aldeias Jaguapiru e Bororó. Desde o início de sua gestão, essa é quarta vez que o prefeito Alan Guedes participa da Missão e desde então tem se empenhado para possibilitar um melhores condições para que os voluntários desenvolvam as atividades.
“Esse é um trabalho magnífico que atende a nossa população indígena de uma forma humanizada. É nítido o carinho que a população tem com os voluntários, como retribuição a todo o trabalho que foi oferecido. Desejo vida longa a Missão Univida e reforço a parceria da Prefeitura com esse projeto que tanto tem feito pela população inídegna de Dourados”, disse o prefeito.
Criada em 2012 pelo Padre Eduardo Lima, da diocese de Jales (SP), a Associação Humanitária Universitários em Defesa da Vida – Missão Univida, reúne universitários e profissionais da área da saúde que se empenham em transformar a vida de populações em vulnerabilidade social na Reserva Indígena de Dourados e também na Amazônia.
“A Univida se propõe a levar jovens universitários a uma vivência extraordinária, colocando-os em contato com populações em risco social, na expectativa que respondam a esta experiência humanitária tornando-se profissionais conscientes de seu papel social”.
Está marcada para os dias 29 e 30 de junho e dia 1 de julho, em Dourados, a nova modalidade da Caravana de Saú...
O prefeito Alan Guedes recebeu do Governo do Estado uma ambulância que irá priorizar o atendimento da saúde in...
É do Brasil! O primeiro soro contra picada de abelha, desenvolvido por pesquisadores da Unesp, entra na 3ª e ú...
A Feira Sabores no Parque promete mais uma noite de boa música, gastronomia e lazer nesta sexta-feira (17), no...
A Prefeitura de Dourados iniciou nesta semana um amplo projeto de revitalização das floreiras da região centra...
As obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim dos Estados já têm prazo para começar: novembro. A no...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), promoveu nesta ter...