Brasil fecha fronteira com Paraguai, Bolívia e outros 6 países
O Paraguai já tinha fechado as portas aos brasileiros, porém, os paraguaios estavam com a porteira aberta ao B...
Os alunos do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas do Senac Ponta Porã apresentaram na última semana o projeto integrador “Descubra Ponta Porã”, uma plataforma digital criada para promover o turismo e a cultura da região de fronteira entre Ponta Porã (Brasil) e Pedro Juan Caballero (Paraguai).
O produto, disponível em site e aplicativo, oferece mapa interativo, agenda de eventos locais, informações sobre lazer, cultura e natureza, histórias da fronteira e dicas de gastronomia, hospedagem e comércio. A proposta é mostrar que a cidade vai muito além do turismo de compras, valorizando experiências autênticas e a identidade binacional.
Para o gerente da unidade do Senac em Ponta Porã, Jair Sampatti, o projeto é um exemplo da contribuição da educação profissional para o desenvolvimento local: “Nossos alunos mostraram como a tecnologia pode ser uma aliada para impulsionar o turismo e valorizar as riquezas culturais da fronteira. Esse guia é uma entrega prática que conecta a formação técnica com impacto real na comunidade”, destacou.
A experiência também foi transformadora para os estudantes. Nicolas dos Santos Almino, 19 anos, afirma que o projeto permitiu aplicar na prática os conhecimentos adquiridos e consolidar habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Para ele, a vivência foi um divisor de águas: “O desenvolvimento do projeto me trouxe uma nova visão prática não só do meu universo de TI, mas também para a construção das minhas soft-skills e imersão no universo corporativo. Com isso, ganhei não apenas aprendizado técnico, mas também networking e maturidade profissional”.
Em campo - Além da apresentação oficial da plataforma ao público, os estudantes participaram de um city tour como visita técnica, vivenciando na prática os pontos turísticos e culturais destacados na plataforma. A atividade reforçou o caráter aplicado do projeto, que une teoria, tecnologia e experiência de campo.
A diretora regional do Senac, Jordana Duenha, ressaltou que a iniciativa reflete o papel transformador da instituição: “Quando o aprendizado em sala de aula se traduz em soluções que fortalecem a economia e valorizam a identidade cultural, cumprimos nossa missão de formar profissionais preparados para transformar a realidade onde vivem”.
A Prefeitura de Ponta Porã mantém uma parceria com o Senac, garantindo o transporte escolar diário da turma 2024.50.89 – Voucher, no período da tarde, ampliando as condições de acesso à educação profissional no município.
O “Descubra Ponta Porã” será disponibilizado em breve para a comunidade e para a Prefeitura, que ficará responsável pelo domínio e pela manutenção da plataforma. A iniciativa foi desenvolvida por alunos do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas e do Voucher Desenvolvedor, parceria do Sistema Comércio, Senac e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SED) e da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
Com isso, a iniciativa estudantil evidencia o protagonismo dos jovens na criação de soluções digitais que fortalecem a economia, estimulam o turismo e celebram a diversidade cultural da fronteira Brasil–Paraguai.
O Paraguai já tinha fechado as portas aos brasileiros, porém, os paraguaios estavam com a porteira aberta ao B...
No dia 20 de setembro, a escritora Tânia Souza lança seu mais novo livro, “Eles Vieram Com o Amanhecer”. A obr...
Bonito (MS) — Um dos destinos de ecoturismo mais reconhecidos do mundo, Bonito está no centro de um importante...
A segunda edição do Projeto Afronta Dialeto Preto em Campo Grande (MS) tem o objetivo de fortalecer o protagon...
Os incêndios florestais estão entre as maiores ameaças ambientais e econômicas de Mato Grosso do Sul. A cada a...
Nos dias 5 e 6 de novembro, a Associação dos Amigos das Crianças com Câncer (AACC/MS) promoverá mais uma ediçã...
A Secretaria Municipal de Agricultura Familiar está intensificando os preparativos para levar os projeto “Pref...