Está aberta oficialmente a Campanha Outubro Rosa com ações no Centro de Atendimento à Mulher
A Prefeitura de Dourados realizou na manhã desta sexta-feira (10) a abertura oficial da Campanha Outubro Rosa,...
Programação envolve diversas secretarias municipais e inclui exames, palestras, atividades esportivas e culturais em unidades de saúde, no Jorjão e no Parque dos Ipês durante todo o mês
Campanha busca envolver toda a comunidade para destacar que o diagnóstico precoce é o maior aliado no combate ao câncer de mama e de colo do útero. Divulgação/Assecom
Como parte da campanha Outubro Rosa, a Prefeitura de Dourados preparou uma programação diversificada voltada à prevenção e ao combate ao câncer de mama e colo de útero, além de reforçar a importância do autocuidado e da atenção à saúde da mulher.
Durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão mobilizadas com atividades educativas, coleta de preventivos, palestras e ações culturais. No Centro de Atendimento à Mulher (CAM), localizado na rua Salviano Pedroso, 1050, no Jardim Água Boa, foi ampliada a agenda de preventivos e mamografias, com atendimento em diferentes datas e horários.
Embora as atividades já estão ocorrendo nos postos de saúde, a abertura oficial da campanha acontece no dia 10 de outubro, às 8h, no CAM, com palestras educativas, música ao vivo, sessões de massagem e distribuição de brindes.
A secretária-adjunta de Saúde em Dourados, Terezinha Picolo, diz que a campanha Outubro Rosa é um momento de reflexão e conscientização. “É mais do que uma campanha, é um chamado para que as mulheres cuidem de si mesmas, reservem um tempo para olhar para a própria saúde e façam os exames de prevenção”, orienta. “O câncer de mama e o câncer de colo de útero, quando diagnosticados precocemente, têm grandes chances de cura”, explica Terezinha.
Ela reforça que a prevenção é sempre o melhor remédio e orienta as mulheres para que aproveitem o Outubro Rosa para dedicar atenção especial à saúde. “Reforçamos a importância de procurar a unidade de saúde de referência, realizar os exames preventivos e participar das atividades que preparamos durante todo o mês. O autocuidado salva vidas”, enfatiza Terezinha.
Conforme a programação, as unidades de saúde organizaram atividades especiais e específicas ao longo do mês, com palestras informativas, coleta de preventivos e ambientação temática, além de dia de vacina contra HPV, exames clínicos de mama e participação da comunidade em ações educativas e culturais.
Entre os destaques está a 1ª Ação Social “Mexa-se por Elas”, no Complexo Esportivo Jorge Antônio de Salomão (Jorjão), na sexta-feira (3) e sábado (4). Na sexta as ações serão das 8h às 11h, com acolhimento cultural do cantor Rafael, palestras sobre prevenção, orientações jurídicas, exames de mamografia na Carreta do Amor e serviços de saúde, estética e bem-estar.
Já no sábado, das 13h às 17h, haverá atividades esportivas, aula de zumba, alongamento e circuito funcional, com apoio de acadêmicos da UFGD e estagiários de Educação Física da Unigran. No dia 18 de outubro, acontece a Corrida Rosa, com largada às 16h no Parque dos Ipês, em percursos de 5 km (corrida) e 3 km (caminhada). Após o evento, haverá show do cantor Dagata.
Além da agenda especial, as unidades de saúde também terão reforço nos atendimentos de rotina, com encaminhamentos, exames preventivos e orientações sobre hábitos saudáveis. A campanha busca envolver toda a comunidade para destacar que o diagnóstico precoce é o maior aliado no combate ao câncer de mama e de colo do útero.
A Prefeitura de Dourados realizou na manhã desta sexta-feira (10) a abertura oficial da Campanha Outubro Rosa,...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Saúde, está reforçando as ações do Outubro Rosa em toda a...
Quem imaginaria que uma DJ idosa, de 81 anos, se tornaria uma das mais cogitadas das pistas de dança, inclusiv...
O distrito de Vila Formosa, em Dourados, começou a receber nesta terça-feira (11) o mutirão de atendimentos do...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, publicou na edição desta terça-feira (1...
Imagina um plástico biodegradável mais resistente do que o plástico comum e feito a partir do bambu. Ele exist...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e da Fundação de Espor...