Novo visual de pórticos da praça retrata a cultura indígena, negra e Dourados de um só povo
Quem passa pela praça Antônio João certamente observou que nos últimos dias há nova intervenção artística nos...
Data homenageia as diferentes etnias que habitam o país
A Prefeitura de Dourados, em parceria com a Ceaid (Coordenadoria Especial de Assuntos Indígenas), organizou uma programação especial em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas, comemorado nesta quarta-feira (19). O prefeito Alan Guedes participou da abertura das atividades e reforçou o compromisso com a reserva indígena. “Nós temos a maior reserva indígena urbana do país e com isso uma responsabilidade com a diversidade cultural. O Dia dos Povos Indígenas é uma data importante para reconhecermos e valorizarmos as contribuições que os povos indígenas têm dado à humanidade”, pontuou.
O prefeito ressaltou ainda que a administração municipal está presente na reserva, através da Coordenadoria Especial. A Semop (Secretaria Municipal de Obras Públicas) também realiza constantemente o patrolamento na região. “Deixamos um maquinário aqui na aldeia, à disposição, fazendo a manutenção e melhorias das estradas, assim como temos investido na escola e atendemos todas as demandas que estão ao nosso alcance”, explicou Alan.
Diversas apresentações culturais foram programadas para o período da manhã, além de um almoço para celebrar a data. A anciã, Edite Martins, tem 68 anos e reuniu a família para mostrar que toda história dos povos deve permanecer viva. “Eu tenho muito orgulho, muito amor pela história dos nossos ancestrais. Somos três etnias aqui dentro hoje, temos que valorizar o que somos. Hoje é dia de comemorar, dia das crianças aprenderem sobre a própria cultura. Um dia de muito valor”, declarou.
Nascido e criado na aldeia jaguapiru, Marcos Silva Lopes, também destacou a necessidade do resgate cultural. “Eu posso dizer que mesmo sendo nascido e criado aqui, muita coisa nós estamos retomando só agora. É muito importante mudarmos o olhar das nossas crianças, a forma como elas veem a própria cultura e também mudar a forma como os de fora nos enxergam. Eu acredito que precisamos ser ouvidos, nossa maior vitória é nossa voz”, declarou.
IMAM
Como parte da programação o Imam (Instituto de Meio Ambiente de Dourados) realizou a doação de 200 mudas para a comunidade. Os moradores puderam escolher entre frutíferas como: pitanga, ingá, tamarindo, araçá, jaca, romã e ameixa, ou mudas nativas como: angico, jacarandá, aroreira e ipê amarelo.
Quem passa pela praça Antônio João certamente observou que nos últimos dias há nova intervenção artística nos...
A Câmara de Dourados recebeu, durante sessão ordinária desta segunda-feira (16), o representante da comunidade...
Incêndios em comunidades pantaneiras
Audiência pública discutirá esta semana “O Impacto dos incêndios nos modos de vida, saúde, segurança alimentar...
A alta demanda por profissionais de saúde e a estabilidade do sistema público espanhol têm atraído cada vez ma...
Dezembro está chegando e sempre vem aquela pergunta: já está na hora de montar a Árvore de Natal? Porque pela...
Famosa por retratar as belezas de Mato Grosso do Sul por meio da literatura, a escritora Mara Calvis lança dua...
O Circo do Bolachinha, um dos últimos representantes do circo tradicional em Mato Grosso do Sul, retorna a Jar...