
Semed lança “1º REME FEST” com agenda recheada de cultura e esportes
A Prefeitura de Dourados lançou, nesta segunda-feira (17), por meio da Semed (Secretaria Municipal de Educação...
O Instituto de Desenvolvimento Artístico e Social Sucata Cultural é um centro de arte, cultura e formação, com sede em Dourados/MS que foi inaugurado em 2017. Além das atividades de aulas e oficinas, o espaço tem, desde 2018, o projeto chamado Temporada Sucata, que, anualmente, abre convocatória pública para artistas que tenham interesse em ficar em temporada com espetáculos, exposições e shows musicais.
Em 2023, contemplado pelo Fundo de Investimentos Culturais do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura, o projeto teve recorde de inscrições, tendo sido mais de 70 (setenta) artistas das áreas de Artes Cênicas (Teatro, Dança e Circo), Artes Visuais e Música do Brasil e do Paraguai.
Entre essas mais de 70 (setenta) inscrições, foram selecionadas 16 (dezesseis) para compor a programação da Temporada 2023. A programação começará já no próximo mês de março com espetáculo de teatro, show musical e exposição. A seguir, confira as e os artistas selecionadas(os).
ARTES CÊNICAS - espetáculos:
- O Doente Imaginário – Dourados/MS
- Apoeme-se: Intervenção Circo-Poética – Campo Grande/MS
- Des-Calço – Dourados/MS
- Dupla Realidade – Ponta Porã/MS
- Estorvos – Dourados/MS
- Rejeitados de tal – Dourados/MS
- Palhaço Lixolino – Cubatão/SP
- O Pote Vazio – Dourados/MS
ARTES VISUAIS – exposições:
- Ed Alvarenga – Dourados/MS
- Nathálya Escobar – Dourados/MS
- Maria Carol – Dourados/MS
- Leonardo Mareco – Campo Grande/MS
MÚSICA – shows musicais:
- Ossana Braza – Jardim/MS
- Plastiqo – Pedro Juan Cabellero/PY
- Becky Jhow – Dourados/MS
- Dagata – Dourados/MS
A programação da Temporada se destaca pela pluralidade das atrações e das atividades que acontecerão.
A diversidade nas linguagens artísticas dá espaço para que tanto artistas quanto público possam ter experiências e diálogos diferentes dentro de um mesmo espaço, que é o Sucata Cultural.
Para Ariane Guerra e Marcos Chaves, da Cia. Última Hora de Artes Cênicas, selecionada para a Temporada, é “ótimo que Dourados tem esse espaço cultural plural que abre suas portas à diversas atividades artísticas – teatro, dança, música – e fomenta a cultura produzida aqui, não só de Dourados, mas também toda a sua região, (...) promovendo aproximação e trocas importantíssimas, fazendo com que, cada vez mais, as pessoas percebam que Dourados tem uma potência muito interessante, com grupos artísticos, artistas com extensa trajetória e trabalhos potentes, críticos, poéticos e reflexivos.” Para o casal de artistas, é uma mescla de sentimentos participar do projeto.
Já para Ed, guitarrista da banda Plastiqo,, da cidade de Pedro Juan Cabellero, no Paraguai, “a expectativa para tocar no Sucata Cultural é alta porque a banda enxerga o espaço como um caldeirão cultural que movimenta artistas de todos os tipos. É sempre bom estar em ambientes assim. Além disso, sempre tem bandas douradenses tocando na fronteira, então, será interessante visitar a cidade de onde essas bandas nasceram.”
Depois de um período obscuro para a Arte e a Cultura, devido a pandemia de Covid-19 e a crise sanitária em que o mundo entrou, o Sucata Cultural está muito empolgado em oferecer esta agenda cultural de shows, exposições, espetáculos, oficinas e debates ao público interessado.
O projeto simboliza o retorno gradativo das ações culturais na cidade e, principalmente, o retorno do público ao espaço.
São muitos empregos diretos e indiretos que envolvem este projeto, o que fortalece o que já é certo: a Cultura é, sim, uma fonte de renda na economia nacional e é, sim, importante para a sociedade. Os sentimentos são de resistência, orgulho e prazer por dialogar arte com outras e outros artistas e principalmente com o público.
Texto: Antônio Júnior - Assessoria Sucata Cultural.
A Prefeitura de Dourados lançou, nesta segunda-feira (17), por meio da Semed (Secretaria Municipal de Educação...
A Prefeitura de Dourados, através do Núcleo de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação promove n...
Policiais civis da Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) de Dourados, atuaram em um caso envolve...
Dourados viveu nesta segunda-feira (8) um momento histórico. Após mais de quatro anos de espera, o Aeroporto R...
A Prefeitura de Dourados, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), segue nesta semana com a campanha...
O Exército Brasileiro encantou o público que lotou as duas calçadas de 15 quadras da Avenida Marcelino Pires p...
Um público estimado em 30 mil pessoas, entre participantes diretos e expectadores, tomou canteiros, calçadas e...