Câmara aprova projeto de atendimento prioritário para autistas de Dourados
A Câmara de Dourados aprovou três projetos e um decreto legislativo, durante sessão ordinária desta segunda-fe...
Mães destacam projeto desenvolvido pela prefeitura e se emocionam ao relatar a transformação que foi proporcionada a seus filhos -
Prefeita Délia Razuk foi recepcionada por diretores da Funed, paratletas e mães de alunos do projeto Dourados Paralímpico
"Meu filho não se relacionava com ninguém, era depressivo, enfrentava problemas na escola, não conversava nem em casa e, hoje, graças a Deus, ele é outra pessoa", disse Marcela Correia Pereira, mãe de um dos atletas do Projeto Paralímpico de Dourados à prefeita Délia Razuk na tarde desta segunda-feira.
Foi com muita emoção que Marcela se referiu ao filho, no momento em que a prefeita foi até a sede do projeto, no estádio Douradão. O garoto é Zé Mario, 14 anos de idade, que integra a seleção paralímpica de basquete de Mato Grosso do Sul e, que disputou, de 20 a 25 de novembro, em São Paulo, a Paralimpíadas Escolares Brasileira.
Mesmo caso dele é o de Bruna Rodrigues, que apresenta quadro de dificuldade intelectual e baixa visão. Ela, com 13 anos de idade, já disputou várias competições em vários estados e agora esteve na Paralimpíadas. Para sua mãe, Aparecida Rodrigues, foi um sonho realizado.
"Esse projeto da Prefeitura de Dourados transformou a vida da minha filha. Ela não tinha quase que desenvolvimento algum em sala de aula, era muito fechada, não fazia questão de conversar e agora a situação é outra", disse a mulher, agradecendo imensamente o trabalho executado.
PREMIADOS
Esses são dois exemplos de vida e de superação, mas o Projeto Paralímpico, que é coordenado pela Funed (Fundação de Esporte de Dourados) tem diversas outras situações, incluindo as dos demais que participaram da Paralimpíada e que, inclusive, conquistaram medalhas em suas respetivas modalidades.
É o caso dos judocas Igor Miranda e Ana Vitória; Dayane Arevalo Benites, no lançamento de dardo, arremesso de peso e corrida de 100 metros rasos; Joelma Lacerola, nos 1.500, 400 e 100 metros; Bryan Lucas Félix Bosco, também nos 1.500, 400 e 100 metros; João Vítor Alves, nas provas dos 200 metros e no lançamento de pelota; João Vítor Correia Martins, no lançamento de disco e de peso; Edson Fernandes da Silva, no arremesso de peso, e Graziela Ferreira dos Santos, no salto em distância e arremesso de peso. Finalmente o basquetebol, cuja a equipe foi iniciada no projeto há três meses.
COMPROMISSO COM AS PESSOAS
A prefeita Délia Razuk fez questão de cumprimentar todos os atletas e manter contato com seus familiares. "É gratificante ver que se trata de um trabalho que tem dado excelentes frutos, tem resgatado a autoestima e transformado vidas". Para ela a grande vitória não é pela conquista de medalhas ou troféus, mas sim pelo que isso representa para cada um deles e suas respectivas famílias.
Somente para a Paralimpíadas foram 20 atletas locais, mas a Prefeitura, por meio da Funed, trabalha com 60 alunos deficientes. Além disso, desenvolve diversos outros projeto que atendem mais de duas mil pessoas, desde a criança de 7 anos de idade, ao idoso. Isso sem contar com as atividades do Centro Popular Jorge Antônio Salomão, o Jorjão, que atende outros dois mil.
Délia destacou o trabalho da equipe da Funed, professores, coordenação, equipe de apoio e ressaltou que esse é o compromisso que firmou com a população de Dourados, com as pessoas de Dourados e, por conta disso, tem buscado cada vez mais, incrementar esses projetos. Ela entende que são ações como essas que fazem a diferença até mesmo no relacionamento entre as famílias e na qualidade vida.
A prefeita ressalta ainda o apoio dos governos estadual e federal e anuncia mais atividades para o próximo ano, como o Pelc (Programa Esporte e Lazer da Cidade) e o 2º Tempo, projetos em que a prefeitura se cadastrou junto ao governo federal e que serão deverão estar em funcionamento a partir do ano que vem.
O projeto Dourados Paralímpico é desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Funed (Fundação de Esporte de Dourados), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer do Mato Grosso do Sul).
A Câmara de Dourados aprovou três projetos e um decreto legislativo, durante sessão ordinária desta segunda-fe...
A prefeita Délia Razuk participou, na manhã desta segunda-feira (23), do início das ações de preparo do solo p...
O prefeito eleito de Dourados,Marçal Filho (PSDB), recebeu do governador Eduardo Riedel (PSDB) a garantia queo...
A exposição "Entre o céu e a terra", parte do projeto Arte nas Estações, está no Centro Cultural José Octávio...
Prefeito eleito se reúne com secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania
O prefeito eleito Marçal Filho (PSDB)se reuniu na noite de segunda-feira, dia 18 de novembro, com Marcelo Ferr...
Em 23 de novembro, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), uma data dedicada a...
O FESMORENA – Festival de Música Autoral está em sua nona edição e para ampliar a oportunidade de acesso aos e...