
Semde divulga boletim turístico do trimestre
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Dourados, por meio do Departamento de Turismo, divulgou novos dad...
O PIB (Produto Interno Bruto), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, teve um crescimento de 0,4% no segundo trimestre deste ano, na comparação com o trimestre anterior, somando R$ 1,78 trilhão no período
O PIB (Produto Interno Bruto), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, teve um crescimento de 0,4% no segundo trimestre deste ano, na comparação com o trimestre anterior, somando R$ 1,78 trilhão no período.
De acordo com a Agência Brasil, o dado foi divulgado hoje (29), no Rio de Janeiro, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O PIB também apresentou altas de 1% na comparação com o segundo trimestre de 2018, de 0,7% no acumulado do ano e de 1% nos últimos 12 meses.
Na comparação do segundo com o primeiro trimestre deste ano, a alta de 0,4% foi puxada, sob a ótica da produção, pelos crescimentos de 0,3% do setor de serviços e de 0,7% da indústria. A agropecuária recuou 0,4% no período.
Na indústria, os principais desempenhos vieram da indústria da transformação (2%) e da construção (1,9%). As indústrias extrativas recuaram 3,8% e a atividade de eletricidade, gás, água, esgoto e gestão de resíduos caiu 0,7%.
Nos serviços, houve resultados positivos nas atividades imobiliárias (0,7%), comércio (0,7%), informação e comunicação (0,5%) e outras atividades de serviços (0,4%).
Por outro lado, tiveram queda os segmentos de administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social (-0,6%), transporte, armazenagem e correio (-0,3%) e atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (-0,1%).
Demanda
Sob a ótica da demanda, a alta do PIB do primeiro para o segundo trimestre foi puxada pela formação bruta de capital fixo, isto é, os investimentos (3,2%), e pelo consumo das famílias (0,3%). O consumo do governo teve queda de 1% e as exportações recuaram 1,6%. As importações cresceram 1%.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Dourados, por meio do Departamento de Turismo, divulgou novos dad...
Na 15ª Sessão Ordinária, realizada nesta segunda-feira (16), o vereador Laudir Munaretto (MDB) apresentou um r...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e da Secretaria de Serviços Urbanos...
Desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (17), o público marca presença na 1ª Festa da Páscoa, rea...
A 1 ª Festa da Páscoa de Dourados começa nesta quinta-feira (17) e vai até o domingo (20) com inúmeras atraçõe...
Com apenas quatro anos de idade, esse menino brasileiro tem QI de 150 e acaba de entrar para o grupo dos maior...
A animação está garantida na 1 ª Festa da Páscoa, realizada pela Prefeitura de Dourados e que contará com dive...