Educação redistribui estagiários da educação infantil
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Educação, tem reorganizado os quadros de estagiários e pro...
Contação de estórias foi uma das atividades do III Festeid, que lotou o auditório 9 do Centro Administrativo Municipal
Teve início na manhã desta quinta-feira (25) o III Festeid (Festival da Educação Infantil de Dourados). A ação ocorreu no auditório e no pátio da Prefeitura de Dourados e tem sequência a partir das 14h nos mesmos locais. O Festival tem continuidade na quinta-feira (26) durante todo o dia e à noite no Espaço Esperança (Rua José de Alencar, esquina com Weimar Torres).
É estimado que 4 mil crianças estejam participando das atividades. De acordo com Cláudia Marinho Noda, coordenadora do Núcleo de Educação Infantil Municipal, os 39 Ceim’s do município confirmaram participação.
O Festival teve sua primeira edição em 2016 e diante da aceitação foi ampliado neste ano. A coordenadora ressalta que a proposta é colocar as crianças como “protagonistas” e envolver também os profissionais.
O trabalho lúdico é destacado por ela. “As atrações foram pensadas com muito carinho; todas serão especiais e teremos a participação do Edinho Paraguassu, professor que tem uma proposta brilhante de ludicidade”, disse.
Edinho Paraguassu citou a satisfação de acompanhar a atividade e disse que a Educação Infantil não tem sentido se não promover o “brincar” como forma de integrar o aluno e compartilhar conhecimentos.
Ele ressaltou a importância da gestão investir em ações como o Festeid. “Na Educação Infantil, o brincar tem que ser parte do processo. Percebo com alguns professores a importância dessa ação, que está na terceira edição. Poucos lugares do Brasil valorizam a Educação Infantil como está acontecendo em Dourados e isso merece ser parabenizado”, ressaltou.
Joana D’arc Castilho, coordenadora do Ceim Sara Penzo, falou sobre como a ação agrega em cultura e conhecimento. “É um momento que vai ficar registrado; integra as crianças e é muito importante para eles, principalmente para aquelas que não têm acesso a essas ações continuamente, daí a ideia de trazê-las para ver uma peça de teatro, brincadeiras diferentes; é especial”, disse.
A valorização da Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica e com a garantia do desenvolvimento integral de cada criança foi enfatizado como marco da gestão Délia Razuk pela coordenadora Claudia Marinho Noda.
“A nossa prefeita Délia Razuk apoia imensamente essa ação e junto ao secretário de Educação Upiran Gonçalves nos dá toda base para projeto estes”, citou enfatizando ainda a oferta de formações continuadas para os profissionais da área.
Além da sexta-feira (25), o Festeid terá sequência no dia 10 de novembro, em escolas municipais, Ceim’s e no Parque Rego D’agua.
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Educação, tem reorganizado os quadros de estagiários e pro...
A taxa de frequência na educação infantil brasileira aumentou em 10 anos. A porcentagem de crianças entre 4 e...
O prefeito eleito de Dourados,Marçal Filho (PSDB), recebeu do governador Eduardo Riedel (PSDB) a garantia queo...
A exposição "Entre o céu e a terra", parte do projeto Arte nas Estações, está no Centro Cultural José Octávio...
Prefeito eleito se reúne com secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania
O prefeito eleito Marçal Filho (PSDB)se reuniu na noite de segunda-feira, dia 18 de novembro, com Marcelo Ferr...
Em 23 de novembro, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), uma data dedicada a...
O FESMORENA – Festival de Música Autoral está em sua nona edição e para ampliar a oportunidade de acesso aos e...