
Especialista explica como o Brasil pode se tornar uma sociedade digital com referência à Estônia
Ter acesso a quase todos os serviços públicos de casa, sem precisar ir aos órgãos do governo e enfrentar filas...
Enem 2019 será realizado nos dias 3 e 10 de novembro, em 1.727 municípios brasileiros.
Videoaulas, podcasts e resumos online são alguns dos recursos digitais que podem ajudar os estudantes a revisarem o conteúdo na reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com especialistas entrevistados pela Agência Brasil. É preciso, no entanto, tomar alguns cuidados para se certificar de que as plataformas são confiáveis.
“Ferramentas online são recursos poderosos para o estudante de hoje”, disse a educadora Andrea Ramal, autora do livro Redação Excelente! Para Enem e Vestibulares.
“Elas permitem que o estudante veja a mesma matéria que estuda na sala de aula e nos livros explicada por outra pessoa. É um recurso interessante porque às vezes o estudante não tem afinidade com a maneira de o professor explicar na sala de aula e, na internet, tem acesso a outros professores, a blogueiros, a youtubers falando desses conteúdos”, explicou.
As opções são muitas, gratuitas e pagas, os conteúdos podem ser em formato de vídeo, de áudio, ou mesmo textos. “E isso acaba sendo suporte, como se fosse uma aula de reforço, de revisão”, afirmou o coordenador do Curso Poliedro, Márcio de Castro Junior Guedes. "Há a possibilidade de salvar, de voltar [no caso de vídeos e áudios], de pausar, de acelerar e de, depois, retomar os conteúdos expostos", complementou o coordenador pedagógico do Colégio Mopi, Luiz Rafael Silva da Silva.
Como aproveitar melhor
Com tantas opções, Silva ressalta que é preciso planejar os estudos. "Não é sair abrindo vídeo. É importante que se tenha planejamento, têm que ser conteúdos que complementem o que se planejou estudar a cada dia. Cada vez mais se observa que quem vai melhor ao Enem é que consegue se organizar e ter uma rotina de estudos", detalhou.
A internet também pode ajudar o estudante a fazer os próprios simulados. Há cerca de três semanas para o Enem, Andrea recomenda que os estudantes recorram a provas antigas do exame e que finjam que, de fato, estão fazendo o Enem. "Lidar como se fosse um simulado, resolvendo as questões em 4h30 ininterruptas, ter lanchinho e água do lado, como se fosse o dia da prova", ensinou.
Ter acesso a quase todos os serviços públicos de casa, sem precisar ir aos órgãos do governo e enfrentar filas...
Bernardo Lucas Piñon de Manfredi, de 20 anos, tem surdez severa bilateral (nos dois ouvidos) e foi um dos 77 a...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Municipal de Administração (Semad) e da Secretaria Municip...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf) abriu as inscrições...
A unidade de prevenção do Hospital de Amor em Nova Andradina, no Mato Grosso do Sul e Adecoagro, uma das prin...
Nesta seção, vamos explorar os principais benefícios para a saúde e bem-estar que a combinação de mamão com...
Os dados das Nações Unidas mostram que a população mundial já ultrapassou os 8 mil milhões de pessoas, um cres...