Dourados recebe especialista em marketing digital em café da manhã digital
Um café é sempre uma boa oportunidade para colocar os pensamentos em ordem e a conversa em dia, pensando nisso...
A parceria do setor público-privado é fundamental para implantar a inovação
Ter acesso a quase todos os serviços públicos de casa, sem precisar ir aos órgãos do governo e enfrentar filas e burocracia, já é realidade de mais de 98% da população da Estônia. Seguindo exemplos que deram certo, especialistas apontam que o Brasil já deu os primeiros passos por meio da digitalização e criação de serviços e atendimentos digitais.
A regra é clara: todo cidadão estoniano tem uma identidade única. Ela é digital e válida por toda a vida. Todos os serviços públicos do país estão on-line e podem ser acessados de forma gratuita, como os serviços de saúde, onde as receitas médicas são 100% digitais, além de atendimentos da previdência, registro de empresas, licenciamentos, alvarás e qualquer outro procedimento burocrático.
Observa-se que a parceria entre órgãos públicos e privados para o desenvolvimento de tecnologia tem se mostrado uma estratégia fundamental para o avanço científico e tecnológico do país. A união de esforços e recursos entre esses dois setores tem o potencial de promover inovação, empregos, aumentar a competitividade e gerar crescimento econômico de forma sustentável.
Países que estimulam essa parceria têm maiores chances de se tornarem líderes em inovação, atraindo investimentos, fomentando o empreendedorismo e conseguindo a qualidade de vida de seus cidadãos.
A primeira vantagem dos serviços públicos digitais está ligada a custo e eficiência. Uma administração digital que unifica e centraliza as informações de seus cidadãos, resolve um problema comum, onde os cidadãos deixam múltiplas identidades emitidas por diferentes órgãos governamentais.
Desde que se tornou líder mundial em segurança cibernética, a Estônia tem visto uma série de benefícios, sendo capazes de desenvolver soluções inovadoras que protegem seus cidadãos e empresas contra ameaças on-line. Por exemplo, cada cidadão pode ver quem já teve acesso aos seus dados, e se há algo suspeito, pode pedir ao governo para revisar essa liberação das suas informações.
Com objetivo de conhecer processos de sucesso, o diretor comercial da Digix, Diego Ferreira, foi à Estônia e constatou como o Brasil pode implementar medidas de tecnologia da informação por meio dos aprendizados extraídos da experiência estoniana.
“Em primeiro lugar, é importante investir em infraestrutura digital sólida, como acesso à internet de alta velocidade e conectividade em todo o país. Isso permite que os serviços digitais alcancem um número maior de pessoas. Além disso, é fundamental estabelecer padrões de interoperabilidade e criar plataformas centralizadas para compartilhamento de dados entre diferentes órgãos governamentais. Isso facilita a integração de sistemas e promove uma colaboração mais eficiente entre as diferentes esferas governamentais”, pontua o especialista.
Ainda de acordo com o especialista, há medidas que podem ser implementadas para promover a adoção de tecnologia da informação e a interoperabilidade entre sistemas. Uma delas é investir na digitalização de serviços públicos, permitindo que os cidadãos acessem informações e realizem transações de forma on-line.
Embora o Brasil esteja começando a dar alguns passos rumo à transformação digital do governo, para construir uma democracia inteiramente digital, ou algo próximo disso, é necessário somar esforços no alinhamento entre políticos, juristas e especialistas em segurança da tecnologia.+
Um café é sempre uma boa oportunidade para colocar os pensamentos em ordem e a conversa em dia, pensando nisso...
Os alunos do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas do Senac Ponta Porã apresentaram na última semana o...
Pressionada por decisão do STJ, Superior Tribunal de Justiça, a Anvisa apresentou propostas para regulamentar...
A Prefeitura de Dourados vai entregar o uniforme escolar já no primeiro dia de aula para os mais de 32 mil alu...
A trajetória de um jovem que viu na universidade a chance de mudar de vida acabou se transformando em um longo...
A Superintendência do Ministério da Saúde em Mato Grosso do Sul realiza nesta sexta-feira, dia 6 de fevereiro,...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) decidiu pelo encerr...