Por conta própria, cobrador de ônibus aprende Libras para poder conversar com passageiros
Um cobrador de ônibus deu o exemplo e aprendeu Libras, a língua brasileira de sinais, para tratar melhor e ent...
Depois de abrir mão do concurso realizado em 1998, Edilane de Oliveira Bento era só felicidade na manhã desta sexta-feira (20), após tomar posse na vaga pura conquistada para ministrar aulas de Pedagogia em três Ceims, os Centros de Educação Infantil, que oferecem a oportunidade de iniciação do aprendizado às crianças dos bairros de Dourados.
Antes disso, Edilane já passou por outro concurso, em 2014, realizado para a vaga de Educação Física na Rede Estadual de Ensino, e viveu ainda uma temporada de 12 anos, com o marido Oscar, em Lisboa. Foi na capital portuguesa que nasceu o casal de filhos, e agora a família comemora essa inserção da professora no quadro de servidores efetivos do Município.
"Vitória". Essa foi a definição dada por Edilane de Oliveira depois de assinar o termo de posse, na última fase de admissão dos 318 aprovados em concursos realizados pela Prefeitura e que possibilitam, enfim, a regularização do ano letivo na Rede Municipal de Ensino. Ela disse ainda que a segurança do concurso, aliada com o fator econômico, completa um ciclo.
DESAFIO
Na outra ponta dessa história que a Educação escreve em Dourados, Eliane Melo, casada e mãe de duas meninas, decidiu trocar os 15 anos de experiência na Saúde do Município por uma vaga como intérprete de Libras, depois de vários cursos realizados para assimilar a Língua Brasileira de Sinais.
Professora de apoio na escola estadual Floriano Viegas Machado, Eliane conta que concluiu o curso de Libras na UFGD neste início de ano, a tempo de assumir o curso, depois de várias etapas de capacitação nessa área. "Fui incentivada por várias pessoas e ao mesmo tempo vou poder exercitar, na prática, esse ato de ajudar mais pessoas", definiu a intérprete.
Na casa dela, por enquanto, o clima também é de expectativa, afirma a professora. "As meninas acham divertido, diferente, quando me veem atuando como intérprete, querem imitar e também começam a aprender alguns sinais", relata Eliane, ela também em ritmo de ansiedade com o novo desafio assumido.
NORMALIZA
A posse de 318 professores aprovados em concurso público vai possibilitar, segundo o secretário municipal de Educação, Upiran Jorge Gonçalves da Silva, a normalização do funcionamento do ano letivo, iniciado em 15 de fevereiro em Dourados. "Com a posse desse grupo, a carência de professores na rede municipal está praticamente resolvida; agora, com pequenos ajustes que eventualmente se façam necessários, vamos ao ritmo normal", disse.
Um cobrador de ônibus deu o exemplo e aprendeu Libras, a língua brasileira de sinais, para tratar melhor e ent...
A professora Daniele Andressa Bassanesi, da Escola Estadual Antônio Fernandes, localizada em Naviraí, foi a ve...
O prefeito eleito de Dourados,Marçal Filho (PSDB), recebeu do governador Eduardo Riedel (PSDB) a garantia queo...
A exposição "Entre o céu e a terra", parte do projeto Arte nas Estações, está no Centro Cultural José Octávio...
Prefeito eleito se reúne com secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania
O prefeito eleito Marçal Filho (PSDB)se reuniu na noite de segunda-feira, dia 18 de novembro, com Marcelo Ferr...
Em 23 de novembro, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), uma data dedicada a...
O FESMORENA – Festival de Música Autoral está em sua nona edição e para ampliar a oportunidade de acesso aos e...