Agricultura familiar cresce e se consolida com atuação da Prefeitura
Através da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf), a Prefeitura de Dourados tem mantido ações pa...
Considerado o maior evento voltado para a agricultura familiar de Mato Grosso do Sul, a Tecnofam 2018 está em sua 3ª edição e será realizada de 17 a 19 de abril na Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados. O vereador Elias Ishy (PT) destaca a importância das atividades da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) para o conhecimento, bem como a adoção de novas tecnologias que possam fazer diferença na vida dos pequenos agricultores.
A agricultura familiar é caracterizada quando a propriedade é compartilhada pela família e é a principal fonte geradora de renda, além da relação com a terra, por ser seu local de trabalho e moradia, segundo a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead). Ela é responsável pela produção de mais de 50% dos alimentos da cesta básica nacional, respondendo por sete a cada 10 postos de trabalhos.
No Estado, são mais de 70 mil famílias. De acordo com o último Censo Agropecuário, os principais alimentos produzidos são mandioca (77%), café (68%) e feijão (56%). "É uma oportunidade também dos técnicos, acadêmicos e professores de conhecerem tecnologias específicas para a área agrícola voltada para sustentabilidade e ao cooperativismo", afirma Ishy.
O vereador destaca ainda a importância das parcerias, como da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e apoio da Apoms (Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul). Ele lembrou a garantia da obrigatoriedade da compra de alimentos direta dos agricultores, contribuindo para o desenvolvimento local e a produção saudável, pelo PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Desde a implementação da Lei, o mandato do vereador tem realizado o esforço para que a legislação seja cumprida.
Ishy notou ainda que neste semestre serão realizadas duas Audiências Públicas relacionadas também à agricultura: a dos impactos dos agrotóxicos e os problemas para a saúde pública, bem como da (in) segurança alimentar e nutricional que debaterá o plano municipal. "Além de participar de eventos como a Tecnofam, precisamos ocupar os espaços públicos e fomentar o debate", finaliza.
Através da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf), a Prefeitura de Dourados tem mantido ações pa...
Mais uma vez a administração municipal de Dourados promove ação de fomento à agricultura familiar no município...
Nesta quinta-feira (14) na Premiere do Latin Grammy em Miami (EUA), o Brô MC's sobe ao palco, rompendo frontei...
A cordelista Aurineide Alencar, natural de Catolé do Rocha, na Paraíba, e douradense de coração, está prestes...
Começou na última segunda-feira (11) o período de pré-matrículas da REE (Rede Estadual de Ensino) de Mato Gros...
Para a melhoria do atendimento na área da saúde e também da infraestrutura urbana em Naviraí, o Governo de Mat...
Incêndios em comunidades pantaneiras
Audiência pública discutirá esta semana “O Impacto dos incêndios nos modos de vida, saúde, segurança alimentar...