
"Retrospectiva 2016 foi a mais difícil de fazer" revela Glória Maria
Com mais de 40 anos de experiência, Glória Maria encontra dificuldades para produzir a clássica Retrospectiva ...
A inigualável Glória Maria recebeu uma homenagem especial de vários famosos, como parte do lançamento do documentário “Glória”, que estreou no último domingo. No vídeo, personalidades exaltaram o legado cultural deixado pela primeira repórter preta da TV brasileira, que abriu portas para tantos outros negros no jornalismo brasileiro.
O vídeo, postado na semana passada, traz depoimentos comoventes de colegas e amigos de Glória, como Fátima Bernardes, Pedro Bial, William Bonner, Mano Brown, Maria Bethânia e muitos outros. Em palavras carregadas de afeto, eles relembram a força, a coragem e o legado da telefonista que virou repórter, desafiou barreiras e inspirou gerações.
“Sem dúvida nenhuma é a repórter de maior popularidade da história da TV brasileira e do Brasil”, disse Pedro Bial, amigo de longa data. O documentário faz parte da comemoração dos 60 anos da TV Globo. A produção é dividida em quatro episódios que vão ao ar no Fantástico.
Homenagens de famosos
Durante a longa carreira na Globo, Glória Maria, visitou mais de 160 países. Tinha 15 passaportes carimbados Fez reportagens em lugares, como Irã, Índia, Jamaica, Nova Zelândia, Síria e Iugoslávia. Ela disse que seus destinos favoritos eram Irã, Índia e Brasil, e que aqui sentia uma forte conexão cultural e espiritual.
Para o jornalista William Bonner, Gloria foi sinônimo de alegria. “Ela tocava o coração de todo mundo, ela era querida por todo mundo”, disse.
Já a também jornalista Zileide Silva, contou que a colega de trabalho foi um exemplo. “Pra mim, a palavra que define Gloria Maria é ‘desbravadora’”.
A artista Maria Bethânia, grande amiga de Gloria, também apareceu na homenagem e disse: “Preta, pobre, brasileira, tudo isso pra ganhar o mundo como ela ganhou.”
Recado dos fãs
Na postagem, os fãs da profissional invadiram os comentários com palavras de carinho e afeto.
“Gloria Maria foi muito mais que uma jornalista, foi um símbolo de pioneirismo, coragem e representatividade, que abriu caminhos e inspirou gerações com sua inteligência, elegância e força”, disse internauta.
Um segundo contou que a jornalista foi uma grande referência.
“Para sempre Gloria Maria, essa mulher foi e ainda é uma grande inspiração.”
Mergulho na trajetória
Dirigido por Paulo Sampaio, o documentário “Gloria” traz uma visão íntima e emocionante da vida da jornalista.
Em quatro episódios, a série percorre desde a infância dela, passando pelos grandes momentos da carreira, até a luta pessoal contra o racismo.
A produção reúne vídeos inéditos, imagens históricas e depoimentos sinceros de artistas e colegas que conviveram com a lenda do jornalismo brasileiro.
Veja a homenagem feita para a jornalista:
Com mais de 40 anos de experiência, Glória Maria encontra dificuldades para produzir a clássica Retrospectiva ...
Glória Menezes, de 86 anos, teve alta hospitalar nesta segunda-feira (16) após seu tratamento contra Covid-19....
Uma das figuras mais enigmáticas do imaginário pantaneiro, o temido e fascinante Minhocão do Rio Paraguai, gan...
Em Mato Grosso do Sul, a semana começa com diversas vagas para quem busca uma oportunidade de emprego. São m...
O prefeito de Dourados, Marçal Filho, foi cirúrgico na manhã de sábado, durante solenidade oficial de abertura...
Agência de branding focada em redes sociais O mercado publicitário e marketing digital conta com a Pear, uma...
Representando o Governo de Mato Grosso do Sul, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, particip...