Marçal Filho entra pra história de Dourados como mais votado
Marçal Filho (PSDB) foi eleito vereador neste domingo (2) com a maior votação já obtida por um candidato à Câm...
O deputado estadual Marçal Filho (PSDB) sugere que os municípios sul-mato-grossenses aprimorem o monitoramento dos pacientes com suspeita e casos confirmados de covid-19. A medida tem como objetivo ajudar a frear o avanço da doença no Estado.
Marçal faz um alerta às secretarias de saúde das cidades com mais registros – Dourados, Campo Grande, Rio Brilhante, Corumbá, Três Lagoas. "É preciso evitar a propagação da infecção através do rastreamento da via de transmissão, impedindo que uma comunidade de pacientes crie outra", afirma o parlamentar.
Dourados, considerado o epicentro do coronavírus no Estado, foi preciso que o Ministério Público Estadual interviesse para que o município passasse a acompanhar pacientes com a doença. Ainda assim, denúncias têm chegado ao deputado que pessoas com covid-19 continuam desassistidas. "O monitoramento deve iniciar a partir do momento que a pessoa está suspeita. Não só ela, como também todas aquelas com quem teve contato", complementa Marçal Filho.
No final de semana o deputado esteve com o secretário de estado de saúde Geraldo Resende, que alertou que Dourados e a macrorregião podem sofrer consequências no sistema de saúde, em julho, se não frearem o crescente número de casos. Dourados é responsável por 33 cidades da região sul.
Muitas cidades do país têm utilizado a tecnologia no combate ao coronavírus. Aplicativos gratuitos, por exemplo, indicam se um caso é suspeito de contágio com base apenas em perguntas sobre o quadro clínico do paciente. A tecnologia também monitora se o isolamento está sendo cumprido. "No atual cenário, saber quem está infectado, ou tem chance de estar, é uma prioridade", afirma Marçal Filho, apontando a necessidade dos municípios adotarem tecnologia no combate ao vírus.
O deputado ainda defende que todo município deve ter um centro de monitoramento, para que profissionais da saúde possam entrar em contato diariamente com os pacientes, perguntando como estão os sintomas, e se houve alguma alteração no quadro clínico. A força-tarefa deve também, conforme o parlamentar, ter apoio das equipes de agentes de saúde, para fortalecer o monitoramento.
Como o baixo índice de isolamento social é um dos grandes problemas no Estado, aprimorar as medidas que façam as pessoas com casos suspeitos ou confirmados com a doença permaneçam em quarentena, poderá auxiliar na redução do contágio, para evitar que a saúde entre em colapso.
Marçal Filho (PSDB) foi eleito vereador neste domingo (2) com a maior votação já obtida por um candidato à Câm...
O deputado estadual Marçal Filho destinou recursos para a compra de laboratórios móveis de informática para es...
O prefeito eleito de Dourados,Marçal Filho (PSDB), recebeu do governador Eduardo Riedel (PSDB) a garantia queo...
A exposição "Entre o céu e a terra", parte do projeto Arte nas Estações, está no Centro Cultural José Octávio...
Prefeito eleito se reúne com secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania
O prefeito eleito Marçal Filho (PSDB)se reuniu na noite de segunda-feira, dia 18 de novembro, com Marcelo Ferr...
Em 23 de novembro, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), uma data dedicada a...
O FESMORENA – Festival de Música Autoral está em sua nona edição e para ampliar a oportunidade de acesso aos e...