Audiência pública vai debater o Plano de Mobilidade Urbana de Dourados
A mobilidade urbana tem se tornado um desafio a ser enfrentado pelos gestores públicos em busca de soluções pa...
Antes de ir à Câmara para votação, projeto será discutido em audiência pública na manhã desta quarta-feira, no auditório da prefeitura
O plano de mobilidade urbana de Dourados começou a ser elaborado no final de 2015 e ontem foi apresentado à prefeita
A prefeita Délia Razuk, os secretários Tahan Mustafa (Obras) e Carlos Dobes Vieira (Planejamento), além de técnicos das duas secretarias e vereadores receberam na manhã desta terça-feira (6) a equipe da empresa Edson Marchioro, Arquitetura, Urbanismo e Engenharia Ltda., responsável pela elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Dourados, para apresentação dos projetos que compõem a peça e que serão debatidos nesta quarta-feira, em audiência pública, às 8h, no auditório da prefeitura.
Marchioro detalhou para a prefeita, assessores, vereadores e técnicos da Semop e da Seplan, todo o estudo que culminou com a proposta para que a cidade tenha um plano de mobilidade urbana moderno e eficiente.
De acordo com o arquiteto, cerca de apenas 300 das mais de 5.500 cidades brasileiras providenciaram estudos para implantação do plano de mobilidade urbana, "e Dourados sai na frente em Mato Grosso do Sul na busca de mudanças conceituais que possam contribuir para a melhoria da estrutura do trânsito".
Ele citou que a lei federal 12.587/2012, que institui a Política Nacional da Mobilidade Urbana, tornou obrigatória a elaboração de planos locais de mobilidade urbana. A obrigação, voltada a todos os municípios, que devem elaborar plano diretor, visa promover um esforço especial por parte dos gestores públicos para o tratamento de questões ligadas aos deslocamentos nas cidades como acessibilidade universal, o incentivo a utilização do transporte público e não motorizado, a preservação do meio ambiente natural, através da diminuição da emissão de poluentes dentre outros aspectos.
Marchioro também explicou que é fundamental a reavaliação do Plano Diretor de Dourados, que é de 2001, para que o plano de mobilidade possa oferecer instrumentos novos, capazes de atender às demandas da cidade.
A elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Dourados teve início no final de 2015 e continuou na atual gestão, buscando sempre o atendimento à legislação federal para garantir o desenvolvimento urbano de forma sustentável no município. A prefeita Délia Razuk elogiou o trabalho apresentado, destacou o trabalho da equipe técnica local e reconheceu a importância do Plano para o futuro da cidade.
A prefeita disse ainda que é fundamental a participação da sociedade, para que se tenha conhecimento do plano elaborado e que será explicado detalhadamente na audiência da manhã desta quarta-feira, no auditório da prefeitura.
A mobilidade urbana tem se tornado um desafio a ser enfrentado pelos gestores públicos em busca de soluções pa...
Os vereadores de Dourados receberam na manhã desta quinta-feira (08), na Câmara de Dourados, representantes da...
O prefeito eleito de Dourados,Marçal Filho (PSDB), recebeu do governador Eduardo Riedel (PSDB) a garantia queo...
A exposição "Entre o céu e a terra", parte do projeto Arte nas Estações, está no Centro Cultural José Octávio...
Prefeito eleito se reúne com secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania
O prefeito eleito Marçal Filho (PSDB)se reuniu na noite de segunda-feira, dia 18 de novembro, com Marcelo Ferr...
Em 23 de novembro, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), uma data dedicada a...
O FESMORENA – Festival de Música Autoral está em sua nona edição e para ampliar a oportunidade de acesso aos e...