Lei de Marçal que incentiva doação de órgãos é sancionada em MS
Foi sancionada nesta segunda-feira (25), a Lei Nº 5.862, de autoria do deputado estadual Marçal Filho (PP), qu...
Legenda: Marçal Filho alerta a importância das pessoas reforçarem o interesse em apoiar a doação de órgãos
Os deputados estaduais aprovaram em segunda votação nesta quarta-feira (6), o Projeto de Lei 240/2020 do deputado estadual Marçal Filho (PP) que cria campanha para sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos, reduzindo a fila de espera por um transplante em Mato Grosso do Sul. A proposta segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja.
Denominada "Setembro Verde", a campanha terá o mês de setembro dedicado à conscientização sobre a importância da doação de órgãos. Mais de 400 pessoas aguardam na fila por transplante em todo o Estado.
Conforme o Projeto, todos os anos do dia 1º ao dia 30 de setembro, será realizada ações de conscientização sobre a importância da doação de órgãos. A justificativa do projeto de Marçal Filho prevê que o Poder Executivo, em conjunto com as entidades afins, realize debates, palestras, seminários, audiências públicas, campanhas educativas e de conscientização, entre outras iniciativas, no intuito de esclarecer e alertar a população sobre a importância da doação de órgãos.
“Crendices somadas à falta de informações e oposição da família são os maiores responsáveis pelo insuficiente número de doadores”, alerta Marçal Filho. Em Mato Grosso do Sul a negativa de famílias para a doação de órgãos e tecidos de seus parentes depois da comprovação da morte encefálica comprovada chega a 70%, segundo a Central Estadual de Transplantes.
A pandemia fez diminuir o número de cirurgias e as doações de órgãos. Só para transplante renal, são cerca de 150 pessoas aguardando na fila, outras 248 esperam por uma doação de córnea e pelo menos 4 buscam por um novo coração.
De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) 67% dos brasileiros têm o desejo de doar órgãos, mas apenas metade já avisou a família. A campanha Setembro Verde vem para reforçar a importância de avisar a família sobre a decisão.
Foi sancionada nesta segunda-feira (25), a Lei Nº 5.862, de autoria do deputado estadual Marçal Filho (PP), qu...
Sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos, reduzindo a fila de espera por um transplant...
A Prefeitura de Dourados, por meio do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), realizou...
Abertura será às 19 horas desta sexta-feira, 6 de fevereiro A região do Cachoeirão, em Terenos (MS), será palc...
Bombeiras da Nova Zelândia lançaram o primeiro calendário nacional estrelado exclusivamente por mulheres da co...
Pressionada por decisão do STJ, Superior Tribunal de Justiça, a Anvisa apresentou propostas para regulamentar...
A Prefeitura de Dourados vai entregar o uniforme escolar já no primeiro dia de aula para os mais de 32 mil alu...