Seminário sobre Transtorno do Espectro Autista reúne profissionais da Rede Municipal de Saúde
A Sems (Secretaria Municipal de Saúde) organiza, por meio da equipe da (PAI) Policlínica de Atendimento Infant...
A partir de agora, todos os sul-mato-grossenses com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem solicitar o Registro Geral (RG) da carteira de identificação com o símbolo do autismo. De autoria do deputado Marçal Filho (PSDB), a Lei tem como objetivo garan
A partir de agora, todos os sul-mato-grossenses com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem solicitar o Registro Geral (RG) da carteira de identificação com o símbolo do autismo. De autoria do deputado Marçal Filho (PSDB), a Lei tem como objetivo garantir a prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial, na área de saúde, educação e assistência social.
Sancionada na última sexta-feira pelo governador Reinaldo Azambuja, a Lei 5609 de 3 de dezembro de 2020 já entrou em vigor e o titular ou o seu representante legal vão poder requerer a classificação de autista no RG mediante relatório médico ou de documento oficial, atestando o diagnóstico de TEA.
A informação na carteira de identidade de que a pessoa tem autismo será efetuada na forma escrita e por meio do símbolo mundial da conscientização do transtorno do Espectro Autista.
Como nem toda deficiência é visível, com evidência física ou alteração na aparência, as pessoas com autismo enfrentam dificuldades em serem reconhecidas e terem seus direitos respeitados.
Constando na Carteira de Identidade a condição de autista, conforme explica o deputado Marçal Filho, fica assegurado para a pessoa identificada o atendimento prioritário em todas as áreas e segmentos dos serviços públicos e privados. Com isso, será possível diminuir a burocracia, o constrangimento, a demora no atendimento e o desgaste psicológico.
Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa (PSDB), a lei é uma das mais importantes que tramitaram neste ano na Casa de Leis. Ele convocou a União das Assembleias Legislativas do País (Unale), a adotarem o projeto, de forma a beneficiar todos os autistas em território nacional.
O Transtorno do Espectro Autista é uma disfunção neurológica e engloba diferentes características como dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem, dificuldade de formar o raciocínio lógico, dificuldade de socialização, desenvolvimento de comportamentos restritivos e repetitivos.
Legenda: Lei que já está em vigor é de autoria do deputado Marçal Filho
Foto: Arquivo
A Sems (Secretaria Municipal de Saúde) organiza, por meio da equipe da (PAI) Policlínica de Atendimento Infant...
As carteiras de identidade (RG) emitidas no estado de Mato Grosso do Sul poderão incluir a informação sobre a...
O prefeito eleito de Dourados,Marçal Filho (PSDB), recebeu do governador Eduardo Riedel (PSDB) a garantia queo...
A exposição "Entre o céu e a terra", parte do projeto Arte nas Estações, está no Centro Cultural José Octávio...
Prefeito eleito se reúne com secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania
O prefeito eleito Marçal Filho (PSDB)se reuniu na noite de segunda-feira, dia 18 de novembro, com Marcelo Ferr...
Em 23 de novembro, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), uma data dedicada a...
O FESMORENA – Festival de Música Autoral está em sua nona edição e para ampliar a oportunidade de acesso aos e...