
Projeto de Lei proíbe fogos de artifícios que causam poluição sonora em Dourados
Para resguardar o sossego e a tranquilidade da população, bem como a segurança coletiva e individual, proteger...
Foco da administração municipal é trabalhar para deixar a cidade mais bonita e prevenir acidentes com fios soltos em calçadas e ruas
Foto: A. Frota Legenda da foto: Prefeito Marçal Filho acompanha remoção de cabos obsoletos de internet e telefonia e pede colaboração de empresas
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur), amplia a força-tarefa que busca eliminar fios de telefonia e internet obsoletos que estejam expostos nas calçadas e nas ruas. O prefeito Marçal Filho acompanhou a ação feita pela equipe técnica, que na manhã desta terça-feira (01) se concentrou na Avenida Marcelino Pires, cruzamento com a Rua General Osório.
O combate a poluição visual e ação como forma de prevenção de acidentes foram pontos destacados pelo prefeito Marçal Filho como benefícios para a cidade. “Esse emaranhado de fios sem uso, uns caídos, outros amarrados em placas de sinalização, deixam a cidade feia, com o aspecto de bagunçada e, ainda, pode representar riscos de acidente para a população que transita na calçada ou mesmo nas ruas”, enfatizou. “Estamos eliminando isso e solicitamos que as empresas responsáveis façam a sua parte”, ressaltou o prefeito.
Desde o início da fiscalização, no começo do ano, 725 empresas já receberam notificação preliminar, 265 foram notificadas com auto de infração e 48 boletos referentes a multas pela não remoção dos fios foram emitidos e as empresas responsáveis podem ter o CNPJ inscrito na Dívida Ativa do município.
As empresas de telefonia e internet devem seguir as normas estabelecidas pelo Código de Posturas do Município e pela Lei Municipal nº 4.522/2020, que regulamenta a ocupação da infraestrutura da rede elétrica por prestadoras de serviços. As exigências incluem manutenção periódica, retirada de fios desativados e a correta identificação dos cabos.
Vale ressaltar ainda que a Energisa, como empresa que tem a concessão da gestão dos postes em Dourados, possui a Normativa 009, que também instrui empresas sobre a forma correta que devem compartilhar os seus cabos nos postes da rede elétrica.
O secretário-adjunto da Semsur, Ângelo Augusto Gomes destaca que além de seguir as normativas destacadas na lei municipal, as empresas precisam estar atentas à manutenção preventiva. Em recente reunião, a gestão abordou esses pontos com representantes legais de empresas e agora segue o trabalho para tornar Dourados mais bonita e segura.
“O prefeito Marçal Filho pediu uma solução definitiva para esse problema, então a gente fez uma reunião técnica na semana passada com essas empresas, pedimos os planos de ação dessas empresas e algumas já nos deram a devolutiva que estão trabalhando dentro das recomendações”, explica Ângelo Gomes. Quem não estiver atendendo, a prefeitura vai fazer a retirada dos fios, vai notificar e vai multar”, alerta.
A partir do prazo de notificação a empresa responsável terá 30 dias para a resolução do problema e, caso não o faça, a multa corresponde a 30 Uferms, cerca de R$ 2.700 por notificação.
A população pode ajudar a administração municipal na fiscalização denunciando este tipo de situação pelo telefone 0800 999 2040 ou (67) 9 8163-0446.
Para resguardar o sossego e a tranquilidade da população, bem como a segurança coletiva e individual, proteger...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), reuniu na manhã desta...
Durante sessão solene de entrega da Medalha do Mérito Advocatício “Jorge Antônio Siufi”, ocorrida na noite de...
A 3ª Conferência Regional de Direitos Humanos e Cidadania da Grande Dourados teve início na manhã desta quinta...
O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) encaminhou indicação ao presidente da Agência Nacional de...
Para celebrar os 19 anos da Lei Maria da Penha, a Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de...
O mercado de podcasts segue em ascensão no Brasil, e em meio a essa tendência, um novo espaço surge para dar v...