Câmara recebe evento de posse da seccional em Dourados da Academia de Letras do Brasil
Nesta quarta-feira (9) a Câmara Municipal de Dourados abre as portas para receber o evento que vai empossar...
Termo assinado é por prazo indeterminado e garante o espaço para a entidade no Parque dos Ipês; nova diretoria da ADL tomou posse no mesmo evento
A prefeita Délia Razuk recebeu a diretoria da Academia Douradense de Letras - ADL, na manhã desta quinta-feira (6), quando assinou o “Termo de Concessão de Uso” do imóvel onde funciona a entidade, no Parque dos Ipês. Anteriormente o documento tinha validade de dez anos, porém desta vez foi assinado com validade por prazo indeterminado.
“É muito importante para nós estarmos seguros quanto a essa ocupação de espaço, pois assim podemos desenvolver projetos em longo prazo sem a preocupação de, repentinamente, encontrar outro local e essa parceria muito nos orgulha, e nos faz agradecer o benefício”, destacou o presidente da ADL, Marcos Coelho, que aproveitou o momento para entregar à prefeita um exemplar do livro que conta a história dos 25 anos (Jubileu de Prata) da academia.
Também presente, o diretor-presidente da Assessoria de Comunicação foi outro a elogiar a parceria, e do relevante trabalho desenvolvido. “Uma cidade pode se medir pelo que ela faz de sua cultura”. Nicanor Coelho, primeiro presidente da ADL lembrou o esforço dos fundadores. “Houve muito empenho desses verdadeiros visionários. Hoje somos uma entidade consolidada e com muitas ações prestadas ao nosso município”, afirmou.
Para Ivone Macieski, “só podemos agradecer o empenho e o apoio que temos recebido da prefeita e a maior prova disso é este ato que nos garante a continuação do trabalho acadêmico em nossa cidade”.
Ao assinar o termo, a prefeita fez questão de destacar o trabalho desenvolvido pela Academia, levando nome de Dourados parar diversos lugares e contribuindo sobremaneira para a cultura douradense. “O fato de levar o nome de nossa cidade aos mais diversos lugares, divulgando nossa cultura é muito importante. Tenho visto também as diversas atividades que a ADL desenvolve, já estive presente em algumas e fico muito feliz em poder contribuir para que esse trabalho seja cada vez melhor”, completou.
HISTÓRICO
A Academia Douradense de Letras foi fundada em 15 de setembro de 1991. Seu primeiro presidente foi Nicanor Coelho e atualmente é presidida por Marcos Coelho Cardoso. Desde 1995 tem sua sede na Casa Arandu, no interior do Parque dos Ipês, local onde também funciona uma biblioteca pública.
Desde 1995 a Casa Arandu é administrada pela Academia através de um termo de permissão de uso concedida pela Prefeitura de Dourados. Hoje foi assinado o novo Termo de Permissão de Uso, agora por tempo indeterminado.
Entre os fundadores da Academia estão o professor José Pereira Lins, Idelfonso Ribeiro e Joaquim Lourenço Filho, já falecidos; Lori Alice Gressler, Odila Lange, Ruth Hellmann, Heleninha de Oliveira, Iracema Tibúrcio, entre outros.
Atualmente a Academia conta com 40 membros ativos e com uma vasta programação de atividades literárias voltadas à comunidade. A atual diretoria toma posse hoje para um mandato de mais dois anos. O presidente Marcos Coelho foi reeleito no cargo.
A ADL tem como lema “Ad Infinitum Per Angusta” que significa “ao infinito por árduos caminhos”, que norteia o caminhar da instituição.
Fotos – A. Frota
Prefeita Délia Razuk recebeu diretores da Academia Douradense de Letras na manhã desta quinta
Nesta quarta-feira (9) a Câmara Municipal de Dourados abre as portas para receber o evento que vai empossar...
Na manhã desta quarta-feira (12), o atleta Gustavo Gaiofato, 16 anos, acompanhado de seu pai Cláudio Gaiofato,...
Quem imaginaria que uma DJ idosa, de 81 anos, se tornaria uma das mais cogitadas das pistas de dança, inclusiv...
O distrito de Vila Formosa, em Dourados, começou a receber nesta terça-feira (11) o mutirão de atendimentos do...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, publicou na edição desta terça-feira (1...
Imagina um plástico biodegradável mais resistente do que o plástico comum e feito a partir do bambu. Ele exist...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e da Fundação de Espor...