Consumidor terá link direto com o Procon para reclamações
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Concessionária de energia elétrica, empresas de telefonia e instituições financeiras lideram o ranking de reclamações no órgão
O Procon de Dourados, órgão de defesa do consumidor, divulgou nesta sexta-feira (1) o número de reclamações registradas no decorrer do mês de janeiro de 2019. De acordo com o relatório, janeiro foi um mês em que a demanda foi bastante intensa e os atendentes do órgão registraram um número considerável de reclamações. Foram registrados 814 atendimentos no primeiro mês do ano.
De acordo com o diretor Mário Júlio Cerveira, em Janeiro, os casos que integram o cadastro de atendimento representam, em sua maioria, os problemas de maior complexidade para os consumidores, “pois indicam maior resistência das empresas em sua resolução e, em certos tipos de demandas, uma maior tendência à judicialização das disputas”.
Segundo Cerveira, os casos mais simples costumam ser solucionados de forma mais rápida, sem a necessidade de formação de processos, através do primeiro contato do Procon com o fornecedor. “Trabalhamos de forma a evitar que as demandas dos consumidores cheguem a esse estágio, mas nos casos em que a empresa não adota uma postura mais amigável a formalização de reclamações é necessária”, explica.
Ainda de acordo com o relatório do Procon em Dourados, neste mês de janeiro o destaque ficou para empresa Energisa. A concessionária dos serviços de energia elétrica lidera o ranking de reclamações no Procon, com 207 atendimentos. Ou seja, 25,43% da demanda do órgão foi exclusivo de problemas relacionados com a empresa de energia elétrica.
De acordo com o diretor do Procon em Dourados, em razão do número considerável de reclamações contra a Energisa e nenhuma solução apresentada por parte da empresa, por meio da Superintendência Estadual do Procon a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) já foi notificada para informações quanto aos casos.
“Todas as reclamações registradas no Procon de Dourados serão encaminhadas ao Ministério Público Estadual do Consumidor, afim de que em conjunto possamos analisar e solucionar os fatos que afligem tamanha gama de consumidores”, afirmou o diretor.
RANKING
Os serviços de energia elétrica, telefonia e instituições financeiras são os que mais os consumidores reclamam. A Energisa lidera o ranking no atendimento/reclamação do Procon. Do total de 814 casos, 207 (25,43%) são relacionados à concessionária de energia elétrica. Em seguida, a Telefônica Brasil, com 84 (10,32%); a OI, com 38 (4,67%) e a Claro, com 26 casos (3,19%). O banco Bradesco e a Sanesul motivaram, respectivamente, 25 e 20 atendimentos. Outras 17 empresas completam o ranking de atendimentos/reclamações do Procon Dourados.
Foto – A. Frota
Movimento no Procon de Dourados foi intenso durante o mês de janeiro
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