Temporada do programa Música Boa está de volta
Anitta recebe vários famosos no palco do Música Boa. Nesta terça-feira (18), Anitta recebe Luan Santana, Mathe...
Esse programa consome recursos da ordem de R$ 2 milhões, anualmente, do Tesouro municipal e visa proporcionar melhor qualidade de vida aos beneficiários diretos.
A Prefeitura de Dourados mantém, desde 2011, o Programa Nutrir, de acompanhamento nutricional multiprofissional, voltado ao atendimento das pessoas com necessidades nutricionais. Esse programa consome recursos da ordem de R$ 2 milhões, anualmente, do Tesouro municipal e visa proporcionar melhor qualidade de vida aos beneficiários diretos.
De acordo com a gerente do Núcleo de Nutrição e Promoção à Saúde da Prefeitura, a nutricionista Lorraine Aparecida, Dourados foi o primeiro município do Estado a implantar o programa de dieta enteral, que hoje atende em torno de 370 pessoas, entre crianças, adultos e idosos.
"Nós realizamos um monitoramento mensal, com visitas domiciliares e ainda prestamos o atendimento, inclusive com orientações às famílias, sobre a melhor forma de suprir essa deficiência das pessoas", disse a nutricionista, Especialista em Terapia Nutricional e servidora efetiva do Município responsável pela criação do programa.
A equipe multiprofissional do Programa Nutrir é integrada por nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos, psicólogos, terapeuta ocupacional, farmacêutico e atua de forma conjunta com o programa ESF (Estratégia de Saúde da Família), com o reforço de médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e dentistas.
Dourados possui uma característica muito forte de pacientes traumáticos e uma população idosa crescente, fatores que levam ao surgimento de um público carente desse tipo de atendimento. As deficiências com a alimentação impõem alternativas de ingestão de nutrientes para assegurar a recuperação do paciente.
"Só quem não conhece os meandros da Saúde, e a complexidade em contemplar todos os segmentos, inclusive, oferecendo alternativas de preparo artesanal dessa dieta, em contraposição com os custos da dieta industrializada, é que questiona a amplitude desse serviço prestado pela Prefeitura", opina o vereador Cirilo Ramão (MDB), diante da seriedade do Programa Nutrir.
Através do monitoramento mensal, segundo Lorraine Aparecida, a Secretaria de Saúde vem estudando alguns ajustes dessa necessidade, com o levantamento familiar das pessoas atendidas e a oportunidade de oferecer o serviço a quem realmente dependa do braço do Poder Público nesse sentido.
A sede do programa funciona na URMI (Unidade Regional de Medicamentos e Insumos), no conjunto Terra Roxa, para onde os pacientes são encaminhados via hospitais, profissionais da área médica do Município e pelas equipes de Saúde da Família que realizam os diagnósticos da realidade. Os Cras também oferecem importante contribuição nesse trabalho.
--
Anitta recebe vários famosos no palco do Música Boa. Nesta terça-feira (18), Anitta recebe Luan Santana, Mathe...
Em sessão ordinária na Câmara Municipal de Dourados, o vereador Laudir Munaretto (MDB) apresentou indicação pr...
O prefeito eleito de Dourados,Marçal Filho (PSDB), recebeu do governador Eduardo Riedel (PSDB) a garantia queo...
A exposição "Entre o céu e a terra", parte do projeto Arte nas Estações, está no Centro Cultural José Octávio...
Prefeito eleito se reúne com secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania
O prefeito eleito Marçal Filho (PSDB)se reuniu na noite de segunda-feira, dia 18 de novembro, com Marcelo Ferr...
Em 23 de novembro, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), uma data dedicada a...
O FESMORENA – Festival de Música Autoral está em sua nona edição e para ampliar a oportunidade de acesso aos e...