
Presidente da comissão de Saúde, Dr. Diogo Castilho pede dignidade para os profissionais da linha de frente
Aconteceu na manhã de segunda-feira (1º), no Plenarinho, na Câmara Municipal de Dourados, a primeira reunião p...
A Câmara de Dourados, através do presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, Madson Valente (DEM), recebeu a Prefeitura de Dourados, na manhã desta quinta-feira (28), para realização de audiência pública de prestação de contas da gestão fiscal do 3º quadrimestre de 2018. Ainda foi apresentado o relatório resumido da execução orçamentária do 6º bimestre de 2018.
A audiência pública, obrigatória conforme o artigo 48 da Lei nº 101/200, tem o objetivo de demonstrar as receitas arrecadadas no período, apresentar as despesas realizadas e o quadro geral da dívida do município e avaliar os índices legais de aplicação em Saúde e Educação no município.
"Essa audiência é fundamental, porque coloca o Legislativo, que tem a incumbência de fiscalizar, dentro do que a lei obriga. Ainda pudemos indagar algumas questões que são muito técnicas, como sobre o Cosip (Contribuição de Custeio da Iluminação Pública), por exemplo, que identificamos que houve um remanejamento de recursos. Tirando da prioridade, mandado para outra e submetendo a sociedade a esta situação", comentou o presidente da Comissão.
Segundo a secretaria municipal de Fazenda, a previsão anual da receita para 2018 era de R$ 916 milhões, porém foram aplicados cerca de R$ 828 milhões, ou seja, 90% do previsto. Para a Educação, o limite obrigatório é de 25%, porém foram aplicados 30,18%. Já na Saúde, o limite mínimo foi fixado em 15%, porém foram usados 23%. "Eles estão cumprindo as metas e até gastando mais com a Saúde e Educação", ressaltou Madson.
O vice-presidente da Comissão, Sergio Nogueira (PSDB), também afirmou que a audiência é de extrema importância para o município, porém aponta que os dados expostos não são detalhados. "Nós nos preocupamos, por conta disso. Muitos serviços não são detalhados, como Previdência e gastos específicos, porque eles nos mostram somente os gastos maiores, porém vamos solicitar esclarecimentos, quanto a isso, e ainda requerer cópias dos contratos, para que possamos analisar com calma", apontou.
O membro da Comissão, Romualdo Ramim (PDT), e o vereador Elias Ishy (PT) também participaram da audiência.
Legenda:
Foto: Thiago Morais
Aconteceu na manhã de segunda-feira (1º), no Plenarinho, na Câmara Municipal de Dourados, a primeira reunião p...
O deputado estadual Marçal Filho (PSDB) foi eleito presidente da Comissão de Serviço Público, Obras, Transport...
Durante sessão solene de entrega da Medalha do Mérito Advocatício “Jorge Antônio Siufi”, ocorrida na noite de...
A 3ª Conferência Regional de Direitos Humanos e Cidadania da Grande Dourados teve início na manhã desta quinta...
O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) encaminhou indicação ao presidente da Agência Nacional de...
Para celebrar os 19 anos da Lei Maria da Penha, a Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de...
O mercado de podcasts segue em ascensão no Brasil, e em meio a essa tendência, um novo espaço surge para dar v...