
Estresse baixa a imunidade. Veja como fugir dele na quarentena
A imunidade virou preocupação mundial nesses tempos de coronavírus. E para aumentar as defesas do corpo não ba...
O experimento pediu que os participantes caminhassem por 12 minutos e focassem em determinados pensamentos ao encontrar outras pessoas
Nada de remédios. Existe um jeito simples, barato e sem efeitos colaterais para diminuir a ansiedade e o estresse: desejar o bem a alguém!
Foi o que descobriu um estudo da Universidade Estadual de Iowa, nos Estados Unidos, publicado no periódico científico Journal of Happiness Studies.
O estudo mostra que tanto pessoas naturalmente empáticas quanto as mais narcisistas se aproveitaram dos benefícios dos bons pensamentos.
Antes e depois do experimento, os pesquisadores fizeram entrevistas com cada participante para medir níveis de ansiedade e estresse.
O grupo dedicado a imaginar a felicidade se sentiu mais empático, preocupado com o outro e, principalmente, feliz. Da mesma forma, o segundo grupo, que deveria tentar se colocar no lugar do outro, apresentou maiores níveis de empatia e conexão.
A pesquisa
O experimento pediu que os participantes caminhassem por 12 minutos e focassem em determinados pensamentos ao encontrar outras pessoas.
Os voluntários da pesquisa foram divididos em quatro grupos, cada encarregado de imaginar algo diferente enquanto batia o olho em outro indivíduo. Todos foram encorajados a produzir pensamentos e sensações genuínas durante o teste.
O primeiro grupo devia desejar felicidade a quem encontrasse, mentalizando a frase “Eu desejo que essa pessoa seja feliz”.
O segundo se concentrou em pensar na conexão que eles possuem com o outro, imaginando que pudessem manter uma ambição ou sentimentos em comum, por exemplo.
Participantes do terceiro grupo deveriam focar apenas em si mesmos, colocando o próximo em um patamar inferior durante a troca de olhares. Os soberbos não tiveram melhora em nenhuma das características.
Esse dado contrasta resultados de pesquisas anteriores, que mostraram que o ato de se comparar com outras pessoas poderia amenizar o sentimento de alguém que estivesse mal consigo mesmo ou com baixa autoestima.
Esse tipo de estratégia competitiva, aliás, já foi relacionada como causa de depressão e ansiedade.
Dica: se você está precisando amenizar o estresse e a ansiedade do dia a dia, mande pensamentos positivos para seu vizinho, seu colega de classe, do trabalho… pode ser uma boa saída!Nada de remédios. Existe um jeito simples, barato e sem efeitos colaterais para diminuir a ansiedade e o estresse: desejar o bem a alguém!
Foi o que descobriu um estudo da Universidade Estadual de Iowa, nos Estados Unidos, publicado no periódico científico Journal of Happiness Studies.
Dica: se você está precisando amenizar o estresse e a ansiedade do dia a dia, mande pensamentos positivos para seu vizinho, seu colega de classe, do trabalho… pode ser uma boa saída!
A imunidade virou preocupação mundial nesses tempos de coronavírus. E para aumentar as defesas do corpo não ba...
A rotina de luxo desse homem repleta de viagens, iates e carros do ano, deu lugar a um estilo simples, mais fe...
Entre os dias 3 e 12 de novembro, a Prefeitura de Dourados e o Governo do Estado realizam a Caravana da Castra...
Mato Grosso do Sul foi oficialmente criado em 11 de outubro de 1977, há 48 anos. A data ficou marcada por uma...
No próximo 15 de outubro, o Dia dos Professores convida não apenas a celebrar, mas também a refletir sobre um...
A Prefeitura de Dourados realizou na manhã desta sexta-feira (10) a abertura oficial da Campanha Outubro Rosa,...
O prefeito Marçal Filho participou na manhã desta sexta-feira (10) de de ação voluntária no Hospital Universit...