
Inteligência Artificial: tecnologia está cada vez mais presente na sociedade
Assistentes virtuais, reconhecimento facial, sistema de GPS e até mesmo a previsão do tempo, são alguns exempl...
Orientações do especialista Walmes Zeviani, professor associado da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Grande Dourados, visou ‘desmistificar’ processos com IA
Com abordagem teórica e prática, ministração envolveu servidores no assunto “ Decifrando a Inteligência Artificial”- Fotos: A. Frota
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, promoveu nesta quarta-feira (30) a palestra “Decifrando a Inteligência Artificial”, ministrada pelo professor doutor Walmes Zeviani. O evento, realizado no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), teve como público-alvo os servidores municipais e foi aberto à comunidade.
Com uma abordagem didática e acessível, a palestra teve como principal objetivo demonstrar como as ferramentas de Inteligência Artificial (IA) podem ser aplicadas no dia a dia da administração pública, contribuindo para a agilização de processos, aumento da produtividade e eficiência nas tarefas cotidianas.
Zeviani apresentou exemplos práticos do uso dessas tecnologias no funcionalismo público. “Nosso intuito foi mostrar aplicações que podem ser pontos de partida interessantes para os servidores, ajudando a reduzir o tempo com tarefas repetitivas e, assim, elevar a qualidade do trabalho realizado”, explicou o palestrante.
Durante sua explanação, Zeviani também abordou conceitos fundamentais da IA, como o uso de assistentes virtuais, APIs (Interfaces de Programação de Aplicações), e destacou tanto o potencial transformador dessas ferramentas quanto a importância de um uso consciente e decisões responsáveis.
“Muita gente ainda não deu o primeiro passo, muitas vezes por não ter familiaridade com tecnologia, mas a ideia é mostrar que é possível usar essas ferramentas de forma simples e eficiente”, ressaltou.O palestrante defende que antes de usar as ferramentas de Inteligência Artificial a pessoa deva se preparar. “É preciso ter noção do que se está fazendo, sendo essencial avaliar o que essas ferramentas entregam”, orientou. “Em áreas como educação, saúde ou qualquer outra que envolva o atendimento direto à população, o uso indiscriminado, sem supervisão ou conhecimento técnico, pode gerar prejuízos, em vez de ganhos”, alertou.
Exemplos na prática do uso de ferramentas foram demonstrados aos participantes. Ao final da ministração, espaço para perguntas e respostas foi aberto. “Essa palestra atende orientação do prefeito Marçal Filho, que nas reuniões com o secretariado tem apontado a importância dos diferentes setores da Administração Municipal buscar novas tecnologias para aperfeiçoar os serviços que são prestados ao contribuinte”, enfatiza Bruno Pontim, secretário municipal de Agricultura Familiar.
Walmes Zeviani é professor associado da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), com doutorado em Estatística e Experimentação Agrícola, além de ampla experiência nas áreas de ciência de dados, estatística computacional e análise aplicada, com passagem também pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Assistentes virtuais, reconhecimento facial, sistema de GPS e até mesmo a previsão do tempo, são alguns exempl...
Tramita no Senado Federal o PL 21/2020 que cria o marco legal do desenvolvimento e uso da Inteligência Artific...
A Prefeitura de Dourados está agilizando, por meio de uma força- tarefa, a auditoria independente na Fundação...
A Prefeitura de Dourados lança nesta sexta-feira (1), às 19h, na sede da Secretaria Municipal de Cultura, no P...
A Prefeitura de Dourados, por intermédio do setor de fiscalização do Programa Municipal de Proteção e Defesa d...
Diante tanta correria no dia a dia das pessoas, um restaurante tem feito a diferença ao distribuir comida grat...
O prefeito Marçal Filho vistoriou na manhã desta sexta-feira (25) o avanço das obras de duplicação da Rua Aziz...