
Após cobrança de Laudir, ações para acabar com a falta de água na Reserva Indígena são iniciadas
Recentemente, o vereador Laudir Munaretto (MDB) encabeçou a discussão sobre a necessidade de esforços conjun...
LEGENDA: Laudir destacou que problema de anos nunca teve solução definitiva para as famílias FOTO: Valdenir Rodrigues/CMD
Preocupado com a situação dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul, especificamente das aldeias de Dourados, o vereador Laudir Munaretto (MDB) cobra uma medida urgente para que seja regularizado o fornecimento de água potável na Reserva Indígena.
A maior e mais populosa cidade do interior do Mato Grosso do Sul abriga a maior Reserva Indígena do Brasil, compreendendo as aldeias Jaguapiru e Bororó, com cerca de 20 mil indígenas. E há anos a comunidade sofre devido à falta de água.
Em 2014, grande parte das famílias enfrentavam uma caminhada de 3h para conseguir água. Em 2016, os indígenas fizeram manifestações para chamar a atenção das autoridades competentes para a construção de poços artesianos.
Nem mesmo em 2020, em meio a uma pandemia mundial, onde era essencial manter medidas de higiene para evitar a proliferação do vírus da Covid-19, a população indígena de Dourados foi poupada. A comunidade continuou sem água potável e, quando tinha, era há quilômetros de casa.
“É necessário medidas urgentes para resolver essa situação porque é um problema que vem se arrastando há anos e ninguém resolve definitivamente. As pessoas estão passando sede, isso não pode ser considerado normal”, enfatizou o vereador.
Laudir ainda cita a necessidade de um trabalho conjunto entre os agentes políticos para que seja buscada uma solução ao problema, para que a água potável chegue aos lares das famílias de forma contínua.
O vereador citará o problema na Sessão Ordinária da próxima segunda-feira (13) e encaminhará o documento ao governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, ao vice-governador, José Carlos Barbosa (Barbosinha), aos deputados estaduais Zé Teixeira, Lia Nogueira, Renato Câmara e Neno Razuk; e para o diretor regional da Sanesul, Evandro Costa Soares, e o diretor-presidente, Renato Marcílio da Silva.
Recentemente, o vereador Laudir Munaretto (MDB) encabeçou a discussão sobre a necessidade de esforços conjun...
O deputado Barbosinha (DEM-MS) celebrou decisão que determina o fornecimento, imediato, de água nas aldeias i...
É do Brasil! O primeiro soro contra picada de abelha, desenvolvido por pesquisadores da Unesp, entra na 3ª e ú...
A Feira Sabores no Parque promete mais uma noite de boa música, gastronomia e lazer nesta sexta-feira (17), no...
A Prefeitura de Dourados iniciou nesta semana um amplo projeto de revitalização das floreiras da região centra...
As obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim dos Estados já têm prazo para começar: novembro. A no...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), promoveu nesta ter...