Imam disponibiliza caçambas para descarte de resíduos de construção
Uma parceria da administração municipal, por meio do Imam (Instituto de Meio Ambiente de Dourados) e MPE (Mini...
Já pensou nos problemas ambientais causados pelo descarte incorreto de lixo hospitalar?
Na manhã deste sábado, (29) o fotógrafo da Revista DaGente flagrou, alguns lixos ao fundo do Hospital Evangélico, que podem ser contaminados, jogados na calçada expostos ao acesso de qualquer pessoa, inclusive por crianças que moram na região. Nas fotos podemos observar claramente luvas de serviços e cirúrgica caídas ao chão.
Já pensou nos problemas ambientais causados pelo descarte incorreto de lixo hospitalar?
Os resíduos hospitalares ou de serviços de saúde são aqueles provenientes do atendimento a pacientes ou de qualquer estabelecimento de saúde ou unidade que execute atividades de natureza de atendimento médico, tanto para seres humanos quanto para animais. Esses tipos de resíduos também podem ser encontrados em locais como centros de pesquisa e laboratórios de farmacologia.
Tais materiais podem representar risco à saúde humana e ao meio ambiente se não houver adoção de procedimentos técnicos adequados no manejo dos diferentes tipos de resíduos gerados como, materiais biológicos contaminados com sangue ou patógenos, peças anatômicas, seringas e outros materiais plásticos; além de uma grande variedade de substâncias tóxicas, inflamáveis e até radioativas.
Por sua própria natureza, o hospital é uma grande fonte de variedade de resíduos, sejam eles biodegradáveis ou materiais tóxicos. Geralmente, as sobras, são agrupadas de acordo com o seu tipo, já que muitos deles são infecciosos, mas mesmo os que não sejam infecciosos também podem ser classificados como perigosos. Os principais problemas causados pelo lixo comum hospitalar acontecem quando eles não são separados ou a sua eliminação não é realizada de maneira apropriada.
A coleta e o tratamento dos resíduos hospitalares merecem atenção especial.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu regras nacionais sobre acondicionamento e tratamento do lixo hospitalar gerado - da origem ao destino (aterramento, radiação e incineração). Estas regras atingem hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios, necrotérios e outros estabelecimentos de saúde. O objetivo da medida é evitar danos ao meio ambiente e prevenir acidentes que atinjam profissionais que trabalham diretamente nos processos de coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destinação desses resíduos.
Uma parceria da administração municipal, por meio do Imam (Instituto de Meio Ambiente de Dourados) e MPE (Mini...
A primeira coleta municipal de lixo eletrônico, ocorrida na Praça Antônio João em Dourados, na quinta e sexta-...
O prefeito eleito de Dourados,Marçal Filho (PSDB), recebeu do governador Eduardo Riedel (PSDB) a garantia queo...
A exposição "Entre o céu e a terra", parte do projeto Arte nas Estações, está no Centro Cultural José Octávio...
Prefeito eleito se reúne com secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania
O prefeito eleito Marçal Filho (PSDB)se reuniu na noite de segunda-feira, dia 18 de novembro, com Marcelo Ferr...
Em 23 de novembro, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), uma data dedicada a...
O FESMORENA – Festival de Música Autoral está em sua nona edição e para ampliar a oportunidade de acesso aos e...